Nesta quinta-feira, 15 de agosto, o Seminário da Arquidiocese de Mariana celebrou os 90 anos da construção do Seminário Maior São José (Casa da Teologia). À ocasião, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, presidiu a celebração eucarística festiva.
Durante a celebração, Dom Airton recordou aos seminaristas que a sólida e bela construção do prédio do Seminário Maior é um sinal que aponta para algo ainda mais importante: o Seminário de Mariana, antes de tudo, é uma escola do Evangelho, que forma homens servidores de Deus e do seu povo.
Para o Reitor do Seminário São José, Padre Sérgio José da Silva, a celebração dos 90 anos de construção do prédio do Seminário Maior “é uma oportunidade de fazer memória a tantos que contribuíram com essa história em nosso Seminário de Mariana que, por mais de dois séculos e meio, formou grandes personalidades, como historiadores, empresários, políticos, padres e bispos. Mas também oportunidade de evidenciar a história presente, vendo essa casa como sementeira das vocações”, afirmou.
As festividades foram precedidas por um Tríduo, dentre os dias 12 e 14 deste mês, quando formadores, formandos e amigos da instituição louvaram e bendisseram a Deus pela graça do dom da vocação e da história do quase tricentenário Seminário de Mariana. De modo especial, rezou-se pelos 90 anos do atual prédio do Seminário Maior, onde hoje se formam os teólogos (Etapa da Configuração).
No tríduo, bispos, padres formadores e outros sacerdotes amigos do Seminário de Mariana, marcaram sua presença com a Santa Missa celebrada, todos os dias, às 18h15.
O primeiro dia, 12 de agosto, a celebração eucarística foi presidida pelo Bispo Emérito de Oliveira e filho do clero marianense, Dom Francisco Barroso Filho. Na missa, oferecida pelos construtores e idealizadores desta Casa da Formação, Dom Barroso mencionou a riqueza da história do Seminário de Mariana. Na oportunidade, ele também recordou o segundo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, que foi o grande idealizador da construção do Seminário Maior.
Após a celebração eucarística e o jantar de confraternização, os presentes tiveram a oportunidade de visitar a exposição fotográfica “O Seminário São José sob diversos olhares”, preparado pelos seminaristas da Etapa da Configuração. A mostra recuperou alguns registros da construção e da história do prédio inaugurado em 1934.
O segundo dia contou com a presença dos Padres Adalberto Costa e Ramon Aurélio, ambos lazaristas, representando a Congregação da Missão que, por mais de um século, assumiu e foi responsável pela formação do clero marianense.
Padre Adalberto, que presidiu a Santa Missa dedicada aos benfeitores, dizimistas e colaboradores, recordou e importância dos seminaristas se colocarem no processo formativo com generosidade e de cultivarem a humildade como condição necessária do discipulado para, assim, tornarem-se bons pastores.
Em 2020, o Jornal Pastoral publicou uma matéria sobre o período que os lazaristas estiveram na direção do Seminário São José. Clique AQUI para ler
O momento cultural na noite de terça-feira foi marcado pela conferência “Dom Helvécio e o Novo Seminário”, proferida pelo Padre Leandro Neves, formador do nosso Seminário e professor de História da Igreja no Instituto de Teologia.
Encerrando o tríduo, o Bispo Diocesano de Colatina (ES) e ex-reitor do Seminário, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, presidiu a missa na quarta-feira, dia 14. Também estiveram presentes o Padre Edgar Rigoni, do clero de Colatina e professor de Antropologia Teológica no Seminário, e o Cônego Tarcísio Moreira, ex-reitor e formador do Seminário.
Na Santa Missa, nas intenções dos formadores, seminaristas e ex-alunos, Dom Lauro lembrou da importância de vivermos essa celebração dos 90 anos sintonizados com o tempo presente, tanto no que diz respeito ao tempo formativo — em comunhão e docilidade às orientações formativas da Igreja — bem como o tempo presente no mundo, em suas alegrias e desafios, cultivando a consciência de que os seminaristas são formados para serem testemunhas da esperança na sociedade.
Concluindo as comemorações, a noite cultural foi marcada pela apresentação do Concerto Musical “De Maria a José”, realizada pelo Coro do Seminário de Mariana, sob os cuidados da organista Josinéia Godinho.
Durante as comemorações, os seminaristas produziram um vídeo que retrata esses 90 anos. Confira:
Texto e fotos: Equipe de Comunicação do Seminário São José