A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Senador Firmino (MG), celebrou 125º Jubileu de Nossa Senhora da Conceição. A festa, ocorrida entre os dias 1º e 15 de agosto, foi instituída no ano de 1900 pelo Padre Jacinto Trombert com autorização do Papa Leão XIII.
O tema deste ano foi “Ouvi Mãe de Deus, minha oração, toque em vosso peito os clamores meus”, verso do ofício de Nossa Senhora e que foi cantado durante o jubileu.
Foram dias de alegria e de profundo encontro com Deus. O Jubileu é tempo de graça e de se alcançar a indulgência plenária, visitando o Santuário, rezar nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco, participar da Missa e buscar a confissão.
Durante o jubileu, diversos sacerdotes estiveram presentes e auxiliaram nas celebrações e confissões. O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, também participou do 125º Jubileu, presidindo a missa das 19h do dia 11 de agosto.
Na mesma data, após a celebração eucarística, o Grupo GOTAS apresentou o teatro “A Saga do Padre Trombert” que contou um pouco da história do saudoso vigário Cônego Jacinto Teófilo Trombert.
O dia 15 de agosto começou com alvorada festiva com a Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição e repique dos sinos às 5h. O encerramento do Jubileu se deu às 14h, com a Santa Missa no adro do Santuário presidida pelo Pároco e Reitor, Padre Johny Sales, tendo como pregador o Padre Wesley Pires, natural da cidade.
Também concelebraram a santa missa os Padres José Cabral, Antônio Firmino, Delvair Xavier, Fabiano Milione, Wallace Adorno, Jorge Nato, Davidson Castro, Manuel Messias, José Afonso e Daniel Moreira, além do Cônego João Oliveira.
“O arroio turvo desce serpeando e, de quando em quando, com ledice unção, canta com alegria uma doce prece e tudo oferece a Virgem Conceição. Senador Firmino, aos 15 de agosto, do céu és um posto de meditação. Corações eleitos, almas piedosas, preces carinhosas, com veneração.
E quanta saudades do Padre Jacinto, o povo distinto sente e com razão. Benfeitor e justo, anjo de bondade, de nossa cidade, o maior brasão. São 125 anos de história, fé e devoção a Nossa Senhora da Conceição do Turvo. Quantos sacerdotes nesta terra deram a sua vida em prol do anúncio do Evangelho? Padre Jacinto, nosso querido benfeitor, construtor dessa magnífica arquitetura que é o Santuário, plantou também nesse solo o Evangelho, a semente do amor a Cristo e à Igreja e por que não fazer memória daqueles homens e mulheres que no início desta terra, também aqui deram o seu suor, o seu trabalho para a edificação deste templo e da nossa fé.
Celebrar o jubileu, é celebrar esse tempo de graça. É a festa do povo firminense, é a festa dos devotos, dos peregrinos de Nossa Senhora que aqui vem, muitas vezes com sorrisos na alegria, muitas vezes com lágrimas em prantos, oferecendo à Virgem Maria o seu coração. E dela, por sua intercessão, alcançam graças e bênçãos e saem revigorados deste tempo da graça de Deus, que podemos dizer que é um verdadeiro retiro do povo de Deus”, disse Padre Wesley durante a pregação.
Ao final da celebração, a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi coroada pelo casal José Bailon Carneiro e Ermira da Anunciação Carneiro.
Por fim, foram realizadas as diversas bênçãos tradicionais da festa e a bênção do jubileu com a relíquia do Santo Lenho.
Texto: Rodrigo Celi (Pascom)
Fotos: Matheus F. Teixeira (Pascom) e PH Fotografias