Foto: Paróquia Santo Antônio, em Silveirânia (MG).
A Igreja no Brasil celebrou dos dias 11 a 17 de agosto a Semana Nacional da Família. Comemorando esse momento em unidade, a Região Mariana Sul e as paróquias do regional promoveram uma série de ações durante esse período.
Iniciando as atividades, a Coordenação Regional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e Coordenação Regional da Pastoral Familiar promoveram uma série de vídeos, divulgada nas redes sociais, com casais das paróquias da região.
O intuito, segundo o Vigário Episcopal da Região, Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente, foi possibilitar uma melhor compreensão da Semana Nacional da Família, bem como as motivações para sua criação e mais participação de todos. Ainda, outra finalidade foi contemplar a instituição família como base do diálogo, oração e amor.
Para a Coordenação Regional da Pastoral Familiar, é importante frisar que a Semana Nacional da Família não é algo somente da Pastoral. “Deve envolver toda a comunidade paroquial, padres, leigos e efetivar a ideia da família como base da sociedade”, afirmou.
Além da ação regional, as paróquias também desenvolveram atividades ao longo da semana. Confira como foi:
Encerrando a Semana Nacional da Família, a paróquia realizou uma Caminhada da Família. A concentração aconteceu na Igreja Matriz, de onde os fiéis caminharam em direção ao Cruzeiro, levando a imagem da Sagrada Família. Durante o percurso, os presentes participaram de momentos de oração e animação.
Na Paróquia São José aconteceram celebrações diárias em intenção das famílias, conforme programação feita pela Pastoral Familiar.
As comemorações na paróquia iniciaram em 4 de agosto, Dia do Padre, quando aconteceu uma homenagem para o Pároco, Padre Apolo Guerra, seguida da abertura da Semana Nacional da Família. Na data, houve a participação do casal coordenador da Pastoral Familiar na paróquia e demais casais da pastoral.
Durante a semana, houve celebração eucarística na intenção das famílias, às 19h. Na quinta-feira, 8 de agosto, a paróquia realizou a Vigília pelas Famílias. Na Paróquia São Pedro e São Paulo a Semana Nacional da Família foi concluída no sábado, dia 10, quando aconteceu a apresentação de um jogral com a participação de várias crianças e uma homenagem aos pais pelo seu dia.
A Paróquia serviu, ainda ao fim da celebração, um café para todos os presentes. Como gesto concreto, durante a Semana, a Pastoral Familiar promoveu arrecadação de alimentos, que foram utilizados em cestas básicas e doados para as pessoas carentes da comunidade.
Em Silveirânia, a programação para Semana Nacional da Família contou com celebrações eucarísticas precedidas do Terço Mariano, promovido pela Pastoral Familiar. Além disso, no dia 14 de agosto, a paróquia promoveu a Hora Santa da Família.
Já no dia 15, a Adoração ao Santíssimo Sacramento precedeu a celebração que também homenageou os coroinhas pelo seu dia. Já na sexta-feira, dia 16, além da missa, os presentes assistiram ao documentário “Isabel Cristina: uma história de martírio”. No sábado, destaque para o Terço Luminoso, promovido pelo Encontro de Jovens com Cristo (EJC) e a renovação das bodas matrimoniais de todos os casais presentes.
Em Rio Pomba, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a semana aconteceu na
Igreja Matriz, envolvendo movimentos como Terço dos Homens, Renovação Carismática Católica (RCC), Mães que Oram Pelos Filhos e Terço das Mulheres.
Houve celebrações todos os dias às 19h, rezando pelas famílias e meditando os temas propostos. Nas comunidades rurais também houve durante a semana momentos de oração pela família.
Durante a Semana Nacional da Família, a paróquia promoveu nas 11 comunidades rurais rodas de conversa com os casais da Pastoral Familiar. Além da visita, cada comunidade teve sua programação com a oração do terço, Adoração ao Santíssimo e celebração da palavra.
Da mesma forma aconteceu na Igreja Matriz São José e nas comunidades urbanas de Sant’Ana e Aparecida. Aconteceram também momentos de louvor, debates, adoração, terço e celebração da palavra. A programação foi encerrada no domingo, 18 de agosto, com um café compartilhado e a Santa Missa às 19h com a participação de todas as comunidades.
Texto: Pascom Região Mariana Sul
Fotos: Pastoral da Comunicação das paróquias citadas