No último sábado, 31 de agosto, a Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras (MG), acolheu no Comunitário Bom Jesus os membros do Apostolado da Oração das paróquias da Forania de Viçosa para o 2º Encontro de Formação.
Durante a abertura, o Administrador Paroquial, Padre Francisco Maria de Castro Moreira, ressaltou a importância do Mês da Bíblia que traz como tema “Porei em vós o meu espírito e vivereis.” (Ez 37,14) e da valorização do Roteiros de Reflexão, material preparado pela nossa Arquidiocese de Mariana, rico para o aprofundamento da Palavra.
O evento contou com a presença do Coordenador Arquidiocesano do Apostolado da Oração, Wescley Antunes, que abordou o tema “Como viver a espiritualidade do Apostolado da Oração, amando e servindo”. Na oportunidade, ele reportou a história do movimento, hoje chamado Rede Mundial de Oração do Papa, e sua contribuição para a Igreja católica, principalmente, antes mesmo da criação das pastorais.
O Apostolado da Oração surgiu em 1844, na França, e chegou ao Brasil em 1867. Apesar de ser movimento tão antigo na Igreja, Wescley afirma que não se pode esmorecer.
De acordo com ele, deve-se continuar perseverantes, mesmo em um momento de muitas dificuldades, pois o membro do Apostolado deve sempre ajudar e prestar auxílio a quem necessita. Nesse sentido, é preciso sempre estar alertas e vigilantes e não se comportar como uma estrela, que aparece apenas em dias festivos.
“Ele reforçou que um membro do Apostolado da Oração tem o compromisso todos os dias em fazer o oferecimento diário, rezar pelo Santo Padre, o Papa, e por todas as vocações. [Também destacou] a importância de fortalecer os Grupos de Reflexão em todos os bairros, visitar doentes e sobre a frequência em reuniões. Isto é, ser um verdadeiro apóstolo de Cristo quando cumprimos com os nossos compromissos”, relatou Ana Maria Rosado, integrante da coordenação colegiada do Apostolado da Oração de Teixeiras.
No encontro, também foi realizada uma dinâmica com os presentes. Para isso, um cartaz com a frase “O melhor lugar para estar, é o teu coração!”, simbolizando o Coração de Jesus, foi utilizado. Esse foi um momento onde os participantes puderam depositar seus pedidos, graças alcançadas ou agradecimentos ao Sagrado Coração de Jesus.
“O encontro fortalecerá ainda mais o nosso conhecimento, devoção e fé ao Sagrado Coração de Jesus. Ainda afervorados, só temos a agradecer a Deus por tudo que o Senhor nos permitiu viver e conquistar. Quando nos sentimos perdidos, Deus coloca em nossa jornada pessoas especiais que nos mostram que não estamos sozinhos. Nosso muito obrigada ao Padre Francisco pelo apoio e a todos que não mediram esforços em nos ajudar para que esse encontro se realizasse. Muito obrigada a todos pela presença e que o Sagrado Coração de Jesus derrame muitas bençãos a vocês e seus familiares”, disse Maria de Fátima Moreira Silva, integrante da coordenação colegiada do Apostolado da Oração de Teixeiras.
No encerramento, Wescley conduziu a Adoração ao Santíssimo Sacramento e Padre Francisco Moreira realizou a bênção. Logo após, outros fiéis se juntaram ao grupo para a celebração da Santa Missa.
Saiba mais sobre os 150 anos da Consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus.
Texto: Pe. Francisco Maria de Castro Moreira e das coordenadoras colegiadas do Apostolado da Oração de Teixeiras-MG (Maria de Fátima Moreira Silva, Maria Gonzaga da Silva, Helenice Correia Cupertino Teixeira, Maria do Carmo Caiafa Meneses e Ana Maria Corrêa Rosado Fialho)
Fotos: Edson Soares Fialho (Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Teixeiras/MG)