A Paróquia Sant’Ana, em Jequeri (MG), se alegrou na noite de domingo, 8 de setembro, com a acolhida de seu novo Vigário Paroquial, Padre Fabrício Lopes Fernandes.
A Santa Missa de apresentação foi presidida pelo Pároco, Padre Alex Martins de Freitas, e concelebrada por Padre Fabrício. Com a Igreja Matriz repleta de paroquianos, a leitura da provisão de nomeação do vigário paroquial foi realizada pelo Diácono, Lautair Lopes Fernandes, que é pai do neossacerdote.
Estiveram presentes representes de pastorais da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Urucânia (MG), cidade onde Padre Fabrício exerceu seu diaconato transitório. Amigos e familiares do presbítero vindos da Paróquia São José, em Pedra Bonita (MG), também participaram da celebração.
Após os ritos solenes, Padre Fabrício foi homenageado pela coordenadora do Conselho Paroquial Pastoral (CPP) da paróquia de Urucânia, Maria Catariana Rossi, que agradeceu por sua dedicação à paróquia durante seu diaconato.
A Paróquia Sant’Ana também homenageou o novo vigário com uma mensagem de acolhida feita pela criança Maria Alice Ferreira Martha, que desejou boas-vindas ao Padre Fabrício em nome de todos os paroquianos.
“Foi um momento significante, pela alegria do povo, pela expectativa deles por um novo padre, um novo vigário, que sempre teve a comunidade. Me senti bem em casa e acolhido pelo pároco e pelo povo”, descreveu Padre Fabrício sobre sua acolhida.
Segundo o sacerdote, é uma realidade bem desafiadora, pelas necessidades pastorais da paróquia, mas está confiante para o exercício do seu ministério. “Apesar de muito novo no ministério já me considero capaz de ajudar e aliviar os trabalhos do pároco que estava só, até então”, afirmou.
Padre Fabrício Lopes Fernandes foi ordenado presbítero no dia 10 de agosto, em cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. O Poliesportivo da Escola Estadual Dom Óscar de Oliveira, em sua cidade natal, Pedra Bonita (MG), foi cenário para a solenidade que reuniu centenas de fiéis em oração pelo seu novo ministério.
Ele iniciou seu caminho da vocação sacerdotal em 2014, aos 18 anos, ingressando no Seminário São José. Em 2023, fez o ano de síntese na Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto (MG). No mesmo ano foi ordenado diácono, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).
Fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Sant’Ana
Leia também: Padre Fabrício Lopes é o mais novo sacerdote do clero marianense