No último sábado, 14 de setembro, data em que a Igreja celebrou a Festa da Exaltação da Santa Cruz, o Seminário São José recordou os cinco anos do falecimento do vocacionado José Fernando da Costa Miranda. O jovem era natural de Conselheiro Lafaiete (MG) e filho da Paróquia São Sebastião.
José Fernando ingressou na Comunidade Vocacional Nossa Senhora da Assunção, em 2017, após a Semana Vocacional. Fez uma experiência na comunidade interna por dois anos, período em que estudou no Colégio Providência, em Mariana (MG). Em 2019, após discernir juntamente com a equipe de formadores, continuou o processo externamente, sendo acompanhado pelo Grupo de Orientação Vocacional (GOV).
Em abril deste mesmo ano, o jovem foi encaminhado para o Hospital das Clínicas em Belo Horizonte, iniciando um tratamento a partir de quimioterapias para eliminação de um tumor na perna. Em consequência deste tratamento, foi diagnosticado com uma infecção generalizada, falecendo na tarde do dia 14 de setembro.
José Fernando era muito querido por todos os seus irmãos vocacionados e seminaristas, se destacando pelas suas inúmeras virtudes, como a humildade, bondade, simplicidade, alegria e, sobretudo, pelo seu testemunho de perseverança na vocação e amor a Igreja.
Desejoso em tudo fazer a vontade de Deus, até mesmo o tratamento encarou com muita fé e perseverança, vendo o sofrimento como ocasião de se assemelhar a Cristo Jesus e ser santo. Sempre em clima de muita oração e, ao mesmo tempo, resplandecendo a alegria de ser de Cristo com seu bom humor e brincadeiras, deixou muitas marcas no hospital em que estava, sendo causa de alegria para muitos enfermeiros, médicos, funcionários e pacientes.
“Convivi com José Fernando no período da Comunidade Vocacional no ano de 2017. Na vida de comunidade, ele sempre estava disposto a ajudar a todos e vivia a alegria da vocação, com um desejo grande de ser padre e trazer Cristo a terra. Sempre carrego comigo a lembrança da visita ao hospital. Mesmo diante o sofrimento que enfrentava, José permanecia com um sorriso no rosto demonstrando serenidade diante daquela provação que estava enfrentando, confiando na ação de Deus em sua vida. A alegria foi uma marca da minha experiência com ele”, relata o seminarista Jonas Reis, do 3º ano de Teologia.
O seminarista Diêgo Souza Almeida, do 2º ano de Teologia, compartilha um pouco de seu convívio com o vocacionado, que fazia parte de sua paróquia e muito serviu de inspiração e motivação vocacional.
“Nesta data, me recordo de maneira muito grata a graça que Deus me concedeu de conhecer e conviver com o ‘Zé Fernando’ – como carinhosamente muitos de nós o chamávamos. Ele foi um grande exemplo e motivador em minha caminhada vocacional. Tivemos a oportunidade de servir juntos na paróquia como acólitos participando de diversas celebrações e encontros, e ele sempre dava um testemunho muito bonito de amor pela Igreja, zelo pelo Sagrado e alegria em servir.
A partir de algumas partilhas e, sobretudo, pelo seu testemunho de vida, ele muito me motivou a fazer uma experiência vocacional no seminário, me fez perder o medo de conversar com meu pároco e sempre me contava como era bom estar no seminário. Diante disso, fico muito feliz por sua memória continuar viva em nosso Seminário.
Ele é um verdadeiro santo de nossos tempos, nos dando um belo testemunho de perseverança e santidade para todos nós que convivemos com ele, e para os que hoje ingressam em nossas casas de formação”, testemunhou o seminarista Diêgo.
Para o Padre Lucas Muniz, formador do Seminário São José e atual diretor do Grupo de Orientação Vocacional (GOV), José Fernando serve de grande exemplo para os vocacionados e seminaristas:
“A vida do vocacionado José Fernando brilha para todos os vocacionados e seminaristas como um grande testemunho de amor a Deus, de abertura a vontade de Deus e, assim, a servi-lo independente do momento em que se vive. José Fernando movido pelo chamado de Deus sempre se colocou dócil aos apelos de Deus diante da sua existência, acolhendo o que Deus queria para ele no seu momento existencial de adolescente, em meio ao autoconhecimento próprio e maturidade. Sempre em oração buscava ouvir a voz de Deus.
Outro destaque da vida do vocacionado era a vivência fraterna, sempre rodeado de amigos com os quais partilhava a vida, as experiências de fé sempre com muita alegria. Desse modo, José Fernando soube viver a vocação com grande leveza e acolhida do amor de Deus em sua vida e no cotidiano soube reconhecer o seu caminho na simplicidade, humildade e grande abandono nas mãos de Deus”, afirmou Padre Lucas Muniz.
Texto e fotos: Equipe de comunicação do Seminário São José