sexta-feira

, 27 de setembro de 2024

Encontro Arquidiocesano de Rádios, TVs e Novas Mídias reúne mais de cem comunicadores em Ouro Branco

25 de setembro de 2024 Arquidiocese

Aconteceu no último sábado, 21 de setembro, o primeiro Encontro Arquidiocesano de Rádios, TVs e Novas Mídias com o tema “Para uma comunicação plenamente humana”. O evento, realizado pelo Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) e pela Pastoral da Comunicação (Pascom), reuniu mais de cem pessoas, entre agentes da Pascom, profissionais da área, sacerdotes e expositores, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ouro Branco (MG).

A programação contou com uma mesa redonda que abordou a espiritualidade do comunicador e os papéis das rádios, TVs e mídias sociais na evangelização. Segundo a publicitária Flávia Borges, a espiritualidade do comunicador deve ser transbordante, ou seja, uma comunicação que nasça do coração. “Às vezes, a gente fica muito preso no fazer e esquece o principal que é o ser, que é a nossa espiritualidade”, constatou.

Realização da mesa redonda abriu a programação do dia.

Por sua vez, o jornalista João Eduardo Santana abordou o tema “Rádio e TV: ainda há espaço para esses meios tradicionais? Como as paróquias podem se inserir nesse meio?”. Em sua colocação, o profissional do grupo Itatiaia reforçou a importância que esses meios de comunicação ainda têm na sociedade, especialmente, no que diz respeito à credibilidade.

Fechando a mesa redonda, a agente da Pascom, Laene Medeiros, abordou o tema “Mídias Sociais: lugar de missão/evangelização”, destacando a importância de mudarmos a concepção de mídias sociais como ferramentas para lugares de evangelização, ampliando o conceito de agentes da comunicação para missionários da Igreja. Na oportunidade, a integrante do Grupo de Discussão de Comunicação (GDCom) da Arquidiocese de Mariana provocou os presentes sobre a diferença entre comunicação e evangelização nas redes sociais, destacando que o centro da nossa comunicação deve ser Jesus Cristo.

A jornalista Claudiana Magalhães falou sobre estratégias para comunicação na Igreja.

Após um momento de diálogo entre participantes e conferencistas, a jornalista Claudiana Magalhães apresentou “Estratégias de Comunicação para Igreja”. Na sua fala, defendeu que não existe uma receita para comunicar-se bem, por isso, é essencial conhecer a realidade e as necessidades de sua paróquia, pastoral ou movimento, pautada na doutrina e documentos da Igreja, de modo a crescer na fé e aprender, assim, a utilizar as estratégias mais adequadas para a evangelização.

O encontro também contou com a participação da Rede Aparecida de Rádio. À ocasião, Maria Vitória e José Eduardo falaram remotamente sobre o trabalho realizado pela emissora católica de levar a evangelização e a devoção a Nossa Senhora Aparecida aos lares brasileiros. Na oportunidade, os demais profissionais de rádio presentes também partilharam sobre os veículos em que atuam e os trabalhos desenvolvidos.

O evento contou ainda com a presença dos representantes da  Sancton – Tecnologias para a Evangelização, Josie Nader Fotografia Sacra, Agência Kharis, Cor Iesu Filmes e Projeto Coração Sagrado, que tiveram a oportunidade de apresentarem os trabalhos que desenvolvem.

Durante a tarde, os comunicadores participaram de três oficinas visando aperfeiçoar os seus conhecimentos práticos. Foram oferecidos os workshops de “Estratégias para as Redes Sociais”, por Luysa Reis; “Laboratório de Rádio: Produção de conteúdo (textos, programas e spots), locução e gravação”, com Flávia Borges e Sheila Machado; e “Oficina de Impresso: Textos criativos e Escrita amorosa”, com Dione Rodrigo Dias.

Segundo Dione, a oficina foi uma oportunidade de reforçar a importância da escrita e conhecer histórias e curiosidades sobre as cidades que compõem a Arquidiocese de Mariana. “Penso que foi um momento muito rico de troca de experiência para todos e um momento de criar pontes entre as pessoas”, constatou. 

Avaliação

Na perspectiva do Diretor do Dacom, Padre Róbson da Cunha Chagas, o primeiro Encontro Arquidiocesano de Rádios, TVs e Novas Mídias pode ser descrito como uma oportunidade de ampliar os horizontes acerca da comunicação na Igreja. 

“Saio desse encontro com a vontade de servir mais e ajudar na formação de uma comunicação eficaz, com qualidade e disposta a tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado. Aliás, o grande objetivo desse encontro foi despertar em todos aquele mandato de Cristo Ressuscitado ‘Ide por todo o mundo, proclamando a boa notícia a toda a humanidade’ (Mc 16, 15) e formar discípulos apaixonados pela missão evangelizadora”, afirmou. 

Equipe da Paróquia Divino Espírito Santo e os Padres Mário Marcelo (Pároco local), Pedro Hugo e Róbson.

“Agradeço imensamente a todos os participantes, os colaboradores, expositores, os padres presentes e que se fizeram representar, a Editora Dom Viçoso e a Paróquia Divino Espírito Santo, de Ouro Branco, que generosamente nos acolheu e disponibilizou toda sua estrutura física e humana. Em 2025 teremos mais!”, complementou o Diretor do Dacom.

Assessor Arquidiocesano da Pascom, Padre Pedro Hugo Alves Talin defendeu que o evento foi um passo significativo para que a comunicação seja vivida no caminho de evangelização. “Estamos formando os nossos agentes para que compreendam que a nossa presença nas mídias sociais não é simples ou mercadológica, como tantas pessoas pensam. A nossa presença é a presença de Cristo”, defendeu.

Integrantes da Rádio Queluz, da Arquidiocese de Mariana, também marcaram presença.

Agente da Pascom na Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras (MG), Edmar Maria Fialho partilhou que encontros como esse fazem toda diferença na atuação. “Acredito que todos saíram com um olhar novo e com muitas ideias a serem colocadas em prática. Agradeço a Arquidiocese de Mariana pelo empenho e à minha paróquia por ter me proporcionado viver esse momento rico em aprendizagem, capaz de aflorar em mim um olhar carinhoso para com as coisas de Jesus Cristo. Preciso, a partir de agora, saber como colocar em prática de forma leve, indo ao encontro de quem necessita”, ponderou.

Para Renato Lima, da Paróquia Sant’Ana em Carandaí (MG), a partir das palestras e oficinas oferecidas, o próximo passo é fazer ecoar os conhecimentos. “Propagar na nossa paróquia, revisar a nossa atuação e, assim, fazer a aplicabilidade no nosso dia a dia, tanto nas transmissões, nas postagens e também na divulgação da nossa paróquia”, disse. 

O primeiro Encontro Arquidiocesano de Rádios, TVs e Novas Mídias foi concluído com a celebração da Santa Missa presidida pelo Assessor Arquidiocesano da Pascom. Durante a homilia, Padre Pedro Hugo destacou que “sem espiritualidade temos uma comunicação que não aconteceu, uma comunicação que não seja missionária é uma comunicação vazia, uma comunicação que não se preocupa em levar a vida”.

O Departamento Arquidiocesano de Comunicação e a Coordenação Arquidiocesana da Pascom agradecem o apoio da Paróquia Divino Espírito Santo, da Região Mariana Oeste e da Editora Dom Viçoso para a realização do encontro.

Confira outras fotos AQUI

Texto: Laene Medeiros e Thalia Gonçalves

Fotos: Pascom Paróquia Divino Espírito Santo, em Ouro Branco e Pascom Paróquia N. Sra. Conceição, em Conselheiro Lafaiete