Os membros da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Mariana participaram da comemoração dos 40 anos de atuação da pastoral, na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte (MG). O evento aconteceu no dia 22 de setembro e reuniu mais de 2 mil colaboradores do Regional Leste 2.
Dedicada aos pequenos, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Referencial para a Pastoral da Criança no Regional Leste 2, Dom Paulo Mendes Peixoto. Inspirado pela passagem bíblica “Eu vim para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância”, o dia foi vivido pelos coordenadores e voluntários com momentos de oração, partilhas, confraternização e reflexões.
A Arquidiocese de Mariana tem 36 paróquias que atuam com a pastoral, 1445 crianças cadastradas, 65 gestantes e 152 líderes que realizam a missão em 91 comunidades.
A Pastoral da Criança foi criada em 1983 em um Brasil em que muitas crianças não tinham assistência no tratamento de doenças que poderiam ser prevenidas, como a desidratação provocada pela diarreia. A pastoral busca denunciar a injustiça e a falta de condições dignas de vida para todos.
Com objetivo promover uma convivência de respeito a dignidade das pessoas, a valorização das diferenças e a solidariedade, a Pastoral da Criança também tem como bandeira a responsabilidade com o meio ambiente.
Para enfrentar o desafio de salvar a vida dos pequenos, e de contribuir na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento deles, a Pastoral da Criança acompanha gestantes e crianças até completarem seis anos. Ela procura atuar, principalmente, perto das famílias mais pobres, que enfrentam maiores dificuldades por viver em condições de vulnerabilidade.
A Pastoral da Criança está presente nas comunidades para agir na promoção de saúde e do desenvolvimento integral de gestantes, crianças e suas famílias. Essa ação acontece através pessoas que se comprometem a assumir como voluntários a missão de compartilhar seus conhecimentos, experiência e uma parte do seu tempo.