No próximo dia 23 de novembro, a Arquidiocese de Mariana ganhará três novos diáconos transitórios: Antônio Marcos da Silva Barbosa, Gustavo Geraldo Braz e João Pedro Silva Ribeiro. Pela imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, serão ordenados na Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG), às 10h.
Os três acólitos serão ordenados para o serviço da Caridade, da Palavra e do Altar. O canonista Mons. Roberto Natali Starlino explicou, na edição número 326 do Jornal Pastoral, o que significa receber o primeiro grau da ordem. Entre as atribuições a eles confiadas estão a catequese, a pregação, a proclamação do Evangelho, a celebração do Batismo e dos Matrimônios, dentre outras.
O lema escolhido por eles foi: “Ele formou o coração de cada um” (Sl 32,15). Os três fizeram todo o processo formativo no Seminário Arquidiocesano de Mariana, vivendo, neste ano de 2024, a síntese-pastoral – última etapa do processo formativo até a ordenação.
Paróquias de origem
– Antônio Marcos da Silva Barbosa: Paróquia Santo Antônio, em Itaverava (MG);
– Gustavo Geraldo Braz: Paróquia São Sebastião, em Ponte Nova (MG);
– João Pedro Silva Ribeiro: Paróquia São Pedro, em Ponte Nova (MG).
Paróquias da síntese pastoral
– Antônio Marcos da Silva Barbosa: Paróquia São Sebastião, em Ponte Nova (MG);
– Gustavo Geraldo Braz: Paróquia São João Batista, em Barão de Cocais (MG);
– João Pedro Silva Ribeiro: Paróquia São José, em Alto Rio Doce (MG).
A cerimônia de ordenação também será transmitida pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Arquidiocese de Mariana.