A Fundação João XXIII recebeu uma homenagem pelos relevantes serviços prestados à população barbacenense, no dia 24 de outubro, na Câmara Municipal de Barbacena (MG). A homenagem aconteceu no âmbito do aniversário de 59 anos da instituição, marcando o início dos preparativos para a comemoração do Jubileu de 60 anos.
A proposta foi feita pelo vereador Roberto da Farmácia, no dia 18 de junho, e aprovada por unanimidade, em sessão no dia 20 do mesmo mês. Na ocasião da entrega, para a surpresa dos presentes, o vereador comprometeu-se a indicar a instituição para a Medalha de Honra do Mérito Legislativo em 2025.
A Moção foi entregue ao Diretor Executivo da Fundação, Padre Valter Monteiro da Paixão. O Arcebispo Metropolitano de Mariana e Presidente da Fundação João XXIII, Dom Airton José dos Santos, na impossibilidade de estar presente, enviou uma mensagem através do Diretor. Confira um trecho da mensagem:
“[…] Congratulo-me com o Sr. e todos os que desenvolvem atividades em nossa reconhecida Fundação João XXIII. Envio-lhe uma especial benção por este evento, extensiva a todos os que fazem a Fundação continuar o seu caminho de serviço, renovando-se em sua história”.
A cerimônia contou também com a presença de outros vereadores do município, de membros da instituição como a direção, funcionários e aprendizes, e cidadãos.
Em seu pronunciamento, Padre Valter estendeu a homenagem aos fundadores da instituição, com especial menção a Dom Oscar de Oliveira, ao Padre Hilário e às autoridades do poder civil, bem como aos arcebispos sucessores da Arquidiocese e Presidentes da Fundação. Além dos diretores anteriores, aos atuais e ex-funcionários, às empresas parceiras, aos aprendizes e seus familiares, e ao povo de Barbacena.
“Encerro minha fala com a frase do Papa São João XXIII. ‘Consulte não os seus medos, mas suas esperanças e seus sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com o aquilo que ainda é possível fazer.’ Obrigado a todos. Nossa história ainda continua”, afirmou o Diretor da Fundação João XXIII.
Texto: Daniel Fernandino, assessor da Fundação João XXIII
Fotos: Jamile E. Bedran