Foto: Gabriela Domingues Fotografias/Divulgação
Ex-jornalista da Arquidiocese de Mariana, Thalia Gonçalves, lança livro sobre artesãos marianenses do distrito de Cachoeira do Brumado. Após lançar seu livro no dia 15 de novembro, a escritora também apresentará sua obra literária no Museu de Mariana, na terça-feira, 26 de novembro.
Intitulado “Mãos que contam histórias: vida e obra de artesãos cachoeirenses”, o livro retrata a antiga arte da produção de artesanato como panelas de pedra, tapetes e esculturas em madeira, que compõe a história da região. A escritora é natural do distrito e ao longo de sua vida cresceu vendo a produção desta arte.
Parte das informações dos artistas gravadas na obra foram consultadas nos arquivos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cachoeira do Brumado, e no Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana. No total são contadas histórias de cinco artesãos cachoeirenses: Cassiana Ferreira Nunes, Artur Pereira, Adão de Lourdes Cassiano, Mário Ramos Eleutério e Geraldo José Teixeira.
“O objetivo final do livro é manter viva as histórias, as memórias e o artesanato de Cachoeira do Brumado. E também que mais pessoas possam conhecer essa riqueza que temos aqui em Cachoeira, que faz parte do distrito e das histórias de muitas pessoas, inclusive da minha”, expressou Thalia em entrevista para o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom).
O lançamento do livro aconteceu no próprio distrito cenário para o artesanato local, no dia 15 de novembro, na Escola Municipal Aníbal de Freitas. Com a presença de familiares, amigos e moradores, Thalia Gonçalves, através de sua obra, valorizou e imortalizou a arte que cresceu vendo seu pai, avô e tios praticarem.
Durante o momento, a escritora presenteou membros de sua família com exemplares da obra, bem como os artesãos Adão e Geraldo, homenageados na obra. Os familiares dos artesãos falecidos receberam o livro em mãos como forma de gratidão da jornalista.
Após entregar alguns exemplares do livro, muito emocionada, Thalia realizou seu discurso de agradecimento.
“Escrevi para manter viva uma pequena parte que seja da história de nosso povo e da nossa arte. […] Uma obra bonita da qual me orgulho muito e que, finalmente, deixo as minhas mãos para alcançar a cada um de vocês aqui presentes”, declarou Thalia durante seu momento de agradecimento.
Ao final do discurso a jornalista estendeu o convite a todos para comparecerem ao segundo lançamento, que ocorrerá no dia 26 de novembro, no Museu de Mariana, às 18h.
Confira o convite: