Representantes das expressões juvenis da Forania de Mariana receberam uma formação sobre o capítulo VII da Exortação Apostólica Pós-sinodal Christus Vivit do Papa Francisco, no último sábado (14), no Centro Pastoral Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Mariana. O estudo foi um pedido da Equipe Arquidiocesana de Animação Juvenil para as 17 foranias da Arquidiocese e foi conduzido pelo vigário forâneo, padre Alex Martins de Freitas.
“O Papa Francisco neste capítulo chama a atenção para uma pastoral juvenil que esteja integrada na pastoral de conjunto da igreja, que valorize os carismas presentes nos diversos grupos e movimentos como um verdadeiro dom do Espírito”, diz o padre. Ele ressalta que a visão do papa ajuda “a fomentar entre os jovens de nossa arquidiocese a importância de criar espaços de comunhão, de partilha e acolhida, respeitando as diferenças próprias de cada grupo e nos propondo o mesmo ideal: a evangelização dos jovens”.
Karine de Souza Gomes, participante de um grupo de jovens da Comunidade São Vicente, pertencente a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, de Mariana, revela considerar importante debater o documento. “Neste momento estamos vendo que os jovens estão muito divididos, cada um pra um lado, e esse capítulo reflete justamente sobre isso: a gente unir e juntar mais, independentemente do movimento, do partido, independentemente do que você é, a gente busca a mesma coisa, que é Cristo, viver o amor de Deus”, expõe.
“A reflexão foi maravilhosa, de verdade, e muito esclarecedora”, opina Hellen Ariane do Ministério Jovem São Rafael, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Mariana. Conhecer o documento, na sua visão, ajuda o jovem a saber como se posicionar dentro da Igreja e, principalmente, conhecer e entender o que o Papa espera e quer para a juventude. O coordenador do ministério, Filipe Simeão, concorda e diz se sentir parte da Igreja ao ler a exortação.