domingo

, 22 de dezembro de 2024

Primeiro Encontro do Apostolado da Oração: Uma Jornada de Fé e Compromisso na Forania de Barbacena

03 de dezembro de 2024 Arquidiocese

Na tarde do dia 30 de novembro, a Paróquia Bom Pastor e o Centro Regional de Pastoral da Região Pastoral Mariana Sul, em Barbacena (MG), tornaram-se palco de um evento significativo para a comunidade católica local: O I Encontro do Apostolado da Oração a nível de Forania.

O encontro reuniu 209 zeladores do Apostolado da Oração das cidades de Barbacena e de Carandaí, representando um momento de renovação de fé e de compromisso com a espiritualidade do Coração de Jesus.

O evento iniciou-se às 13 horas, com uma acolhida calorosa dos organizadores. O pároco da Paróquia Bom Pastor e anfitrião, Cônego Tarcísio Moreira, deu início às atividades abordando a espiritualidade do Coração de Jesus. Em sua fala, ele levou aos participantes a refletirem sobre o momento da crucificação, considerado um dos pontos altos da fé cristã. Sua mensagem foi um convite à meditação sobre o sacrifício de Cristo e a importância de uma conexão profunda e sincera com o Sagrado Coração.

Em seguida, a Coordenadora da escola Coração Sagrado, Flávia Borges, apresentou uma palestra sobre a “Importância e Identidade do Apostolado da Oração”. Durante sua fala, ela discorreu sobre as origens do movimento e destacou o papel vital do Apostolado na Igreja como uma via de santidade. Flávia enfatizou que aqueles que assumem a oração, como missão, devem fazê-lo com fervor e dedicação, inspirando aos participantes a superarem o comodismo e a buscarem um relacionamento mais profundo com o Coração de Jesus.

O I Encontro do Apostolado da Oração marcou uma nova etapa para todos, incentivando-os a assumir sua missão com renovado entusiasmo e fervor. “Uma vez que assumiram a oração como apostolado, não nos cabe sermos frios ou mornos, precisamos ferver de amor pelo Coração de Jesus”, afirmou Flávia Borges, incentivando a todos a buscarem águas mais profundas de devoção e compromisso, longe das zonas de conforto e desculpas que os impedem de se aproximarem deste Coração Sagrado que tanto ama.

O evento fortaleceu a fé dos participantes e renovou o compromisso da comunidade com a missão espiritual do Apostolado da Oração, também conhecida como Rede Mundial De Oração do Papa, reafirmando a importância do serviço eclesial e em manter viva a chama da oração na Igreja.

Para a Coordenadora do Apostolado da Oração da Paróquia do Bom Pastor, Marina Dolia, esse I Encontro, promovido e implementado por sua Paróquia, trouxe um número significante de pessoas. “O número de pessoas nos surpreendeu e superou as expectativas positivamente. Ficamos maravilhados com a presença de tantos membros e muito felizes em promover este grande encontro”, registrou Marina.

Segundo a coordenadora do Apostolado na Forania de Barbacena, Maria Ivone Gomes, “o nosso encontro foi amplamente divulgado nas paróquias pelos coordenadores do Apostolado de Oração, o que levou a grande participação: foram 209 pessoas! Os representantes puderam estar conosco neste momento tão especial. Contamos com a presença do Cônego Tarcísio, Pároco da Paróquia do Bom Pastor, que conduziu profundamente este momento de espiritualidade. Nossa querida Flávia Borges, sabiamente explanando sobre o Estatuto do Apostolado da Oração.  Wescley Antunes Vieira, nosso coordenador Arquidiocesano do Apostolado, nos presenteou com belas palavras de incentivo. Padre Adilson Luiz Umbelino Couto, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, nos presenteou com sua visita no início da tarde. Nossa força vem destes incentivos! Seguiremos perseverantes no amor a Jesus”, pontuou.

“Este encontro da Paróquia Bom Pastor foi um momento para fortalecer nossos grupos e nossa missão. É muito importante que nós, membros do Apostolado da Oração, valorizemos e participemos de encontros como este, que nos ajuda na parte espiritual e formativa. Temos a missão de divulgar o culto ao Sagrado Coração de Jesus, rezar pela intenção do Papa, que é confiada a cada um de nós, e estar disponíveis ao serviço do Reino”, enfatizou o coordenador Arquidiocesano do Apostolado da Oração, Wescley Antunes Vieira.

A Coordenadora Paroquial da Acolhida, Sandra Chaves, conduziu a dinâmica “A Santa Cruz e o Caminho que nos leva ao Pai” e ao final, o Coordenador Paroquial do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística (MECE), Ayslan Renan Ferreira, fez a Hora Santa e o Cônego Tarcísio realizou a Benção do Santíssimo e, em seguida, presidiu a Santa Missa de encerramento.

A coordenação agradece a participação das pessoas, bem como, a todos os envolvidos direta ou indiretamente para a realização desse maravilhoso evento.

Que o Sagrado Coração de Jesus abençoe a todos!

Texto: Flávia Borges, Ana Santos e Marina Dolia
Foto: José Maria Mendes