A história nasce no coração de alguns jovens seminaristas com os mesmos sentimentos dos discípulos de Emaús, que sentiam arder em seus corações tudo aquilo que Jesus lhes dissera. Estes mesmo jovens, iluminados também com o testemunho de outros missionários vindo de alguns países, sentiram crescer o desejo de também partir para a missão.
No entanto, Padre Francisco Xavier Gautrelet, orientou-lhes que concluíssem os estudos e lhes propôs um movimento de oração pessoal e comunitária, oferecendo a vida, diariamente, pelas necessidades da Santa Igreja. Assim, nasceu o Apostolado da Oração em Vals, na França, na casa de estudos dos Jesuítas, no dia 03 de dezembro de 1844.
Com o passar do tempo, esse pequeno movimento começou a crescer. A vida de oração, de oferecimento diário e de reparação da vida pessoal, se tornou ainda mais forte. Desse modo o Papa Pio IX, sem nenhuma objeção, em 1849 aprova este movimento e mais tarde é aprovado, também, o estatuto.
Mais tarde, uma nova missão é confiada ao movimento a pedido do Papa Leão XIII: Que membros do Apostolado da Oração propagassem o culto ao Sagrado Coração de Jesus, expressão viva do amor de Deus e de sua misericórdia. Ele, em sua bondade, deseja que seu coração seja amado, honrado e glorificado.
Sem esquecer do Padre Henrique Ramière, SCJ, grande divulgador e promotor do Apostolado da Oração, fez com que este movimento se espalhasse por todo o mundo. Sua missão se tornou ainda maior, em 1861, quando criou o Mensageiro do Coração de Jesus – Boletim Mensal do Apostolado da Oração – , que até hoje é utilizado para ajudar todos os grupos nos momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, reuniões mensais, dentre outros. Seus conteúdos colaboram na evangelização e na na missão.
O Apostolado da Oração chegou ao Brasil através de dois missionários jesuítas. O primeiro foi o Padre Bento Schembri, que em 1867, fundou o primeiro centro na Igreja de Santa Cruz, em Recife. O segundo foi o Padre Bartolomeu Taddei, que em 1871, fundou outro centro na cidade de Itu (SP), sendo o grande propagador do Apostolado da Oração em todo o país.
O Papa Francisco, em 2018, constituiu a Rede Mundial de Oração do Papa – Apostolado da Oração -, como obra pontifícia, aprovando novos estatutos e sua recriação, visando um caminho com mais intensidade e disponibilidade Apostólica.
Nestes 180 anos de criação do Apostolado da Oração em todo o mundo, há uma percepção de quanto bem já foi realizado em favor dos cristãos e cristãs de nossa Igreja.
Através dele, muitos se dedicam, não só a zelar pelo culto ao Sagrado Coração de Jesus, mas também, em assumir diversas frentes de trabalho pastoral.
É emocionante encontrar em várias paróquias e comunidades, um homem, uma mulher ou um jovem trazendo a fita vermelha sobre o peito, vivendo a disponibilidade de amar e servir na missão do Reino.
Por ocasião dos 150 anos de consagração da Arquidiocese de Mariana ao Sagrado Coração de Jesus, a peregrinação da réplica de sua imagem tem fortalecido ainda mais esta grande Rede Mundial de Oração do Papa. É o próprio Coração de Jesus indo ao encontro de todos os irmãos e irmãs.
Vivendo essa peregrinação nas paróquias, recorda-se que todos os cristãos são convidados a serem consagrados ao Coração Dele e a ingressarem nas fileiras do Apostolado da Oração.
Que neste 180º aniversário, a fé seja renovada no compromisso dos consagrados e a viver a alegria do evangelho, testemunhando o amor do Coração Misericordioso de Jesus por onde forem.
Neste dia, elevam-se as preces, com gratidão, por todos os frutos que o Apostolado da Oração ofereceu e continua a oferecer a toda Igreja.
Procure o grupo de sua Paróquia ou Comunidade e se inscreva.
Viva o Sagrado Coração de Jesus!
Viva o Apostolado da Oração!
Texto: Wescley Antunes
Foto: Mauro Dutra
Com informações do Apostolado da Oração do Brasil