sábado

, 21 de dezembro de 2024

Região Pastoral Mariana Sul realiza sua 29º Assembleia Regional

10 de dezembro de 2024 Arquidiocese

A Região Pastoral Mariana Sul realizou sua 29ª Assembleia, dia 30 de novembro, no Centro Regional, em Barbacena (MG), com aproximadamente 90 participantes, dentre eles, padres e leigos.

A nível de região e de Forania, o encontro teve o objetivo de analisar os trabalhos pastorais realizados em 2024, e apresentar as perspectivas para 2025. Em formato diferente dos anos anteriores, a convocação contemplou secretárias (os) e coordenadores paroquiais, além do Conselho Regional de Pastoral e todos os padres das 32 paróquias da Região.

Além disso, a manhã foi rica em informações e em ideias para a continuidade do trabalho pastoral para o ano de 2025. A secretária da Forania de Barbacena e representante leiga na 31º Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, Cleide de Sousa Silva, fez um breve relato aos presentes sobre os compromissos pastorais da Arquidiocese a serem assumidos e concretizados no próximo ano. Ela enfatizou a importância dos trabalhos já feitos em todas as Comunidades, sendo um dos principais fundamentos da Assembleia Arquidiocesana.

Após a explanação da Secretária, os participantes foram convidados a se dividirem em grupo, por Forania, para discutirem como trabalharão esses compromissos pastorais em cada Forania e região.

Os participantes foram divididos em grupo para debater as perspectivas para 2025.

Para o Vigário Episcopal da Região Pastoral Mariana Sul, Padre Adelson Clemente, as formações feitas em 2024 nos prepararam para 2025. “Trabalhamos no ano de 2024 as formações e espiritualidade a nível regional, como forma de basear as Foranias para o ano de 2025, com a partilha e reconhecimento das necessidades pastorais de cada uma. As coordenações de Pastoral/Movimentos/Dimensão podem, então, trabalhar de forma especial as particularidades de cada uma de nossas quatro Foranias”, explicou.

Apresentadas as sugestões, a Assembleia recebeu informações e conceitos sobre o Ano da Esperança. O Vigário Forâneo da Forania de Carandaí (MG), Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho, repassou as informações aos presentes, bem como, o Cronograma para o Jubileu da Esperança proposto pelo Papa Francisco para a Igreja no mundo e como será a programação na Arquidiocese de Mariana.

A nível de Forania, os grupos estudam como será a programação dos trabalhos pastorais para o próximo ano.

Segundo a coordenadora Regional da Pastoral do Dízimo, Cristiane Neponucemo, “a Assembleia Regional foi de grande proveito. […] Os leigos se tornam mais ardentes e empenhados para trabalharem em suas paróquias e comunidades, quando escutam os padres durante uma Assembleia como esta. Saber que ano que vem viveremos o Ano da Esperança, vivenciando intensamente cada uma das datas propostas pelo Cronograma de nossa Arquidiocese, nos traz o conforto da união dos povos. Baseado em tudo que conversamos na Assembleia Regional, como compromisso para 2025, a Pastoral do Dízimo fomentará as comunidades e Foranias”, pontuou a coordenadora.

Formação de grupo para avaliar o que foi feito e preparar os trabalhos para 2025.

O Assessor Regional da Catequese, Padre Daniel Júnior, participou pela primeira vez da Assembleia e deixou suas impressões. “Estivemos, padres e leigos, reunidos para este momento, avaliando os trabalhos ao longo deste ano que se encerra e nos preparando para próximo ano.  Com a minha primeira participação na Assembleia por este regional, avalio como um momento muito bonito de unidade e comunhão, após as devidas considerações.  Tivemos oportunidade de um pequeno trabalho em grupo, com objetivo de levarmos para nossas Foranias e nossas paróquias, as decisões e compromissos assumidos em nossa Arquidiocese. Um momento muito bonito para nós. Estipulamos metas e colocamos em prática as decisões tomadas aqui. As iluminadoras palavras de Padre Leonardo nos permitiu entender o Jubileu da Esperança, que se inicia dia 29 de dezembro, na Igreja do mundo inteiro”, destaca.

A Secretária Paroquial da Paróquia São José, em Ressaquinha (MG), Mariana Villela Faria, enfatizou a importância do momento como forma de interação e planejamento. “Em minha opinião a Assembleia Regional teve um saldo muito positivo, pois tivemos a oportunidade de ouvir e sermos ouvidos, de interagir com outras Foranias para dividirmos experiências, dúvidas e projetos que deram certo. Além de ser muito esclarecedora acerca do ano jubilar de 2025, uma vez que, haverá compromissos a serem cumpridos por parte das paróquias. No geral, a Assembleia foi muito produtiva e nos deu um norte a ser seguido para finalizarmos o ano de 2024 e nos prepararmos para o ano de 2025”, enfatiza.

Texto: Ana Santos – Adaptado
Fotos: Padre Pedro Hugo Alves Talin