Atingidos de Bento Rodrigues voltaram ao distrito nesse final de semana, dias 24 e 25 de setembro, para celebrar a festa de Nossa Senhora das Mercês. No meio das ruas cobertas de terra os moradores rezaram e saíram em procissão. O toque dos sinos e o hasteamento da bandeira, atividades tradicionais da festa, também foram realizadas.
“Essa celebração reforça a devoção da comunidade de Nossa Senhora das Mercês. Mesmo a festividade sendo menor, nós tentamos deixar tudo o mais parecido de como era a festa”, conta o padre Armando Godinho.
Para Mauro Macos da Silva foi muito bom poder voltar em Bento e realizar essa celebração. “Conseguimos entrar e realizar as festividades. Reforçando assim os nossos diteiros, entre eles o de estar presente em Bento”, afirma Mauro.
A imagem de Nossa Senhora das Mercês, que havia sido retirada de Bento Rodrigues depois do rompimento da barragem, foi trazida especialmente para a missa. As celebrações foram na própria capela das Mercês, que não foi atingida pela lama.