Papa com o bolo de aniversário que lhe foi oferecido pela vaticanista, Valentina Alazraki, em nome de todos os jornalistas. Foto: Vatican Media.
Restando apenas uma semana para a abertura do Jubileu da Esperança, o Papa Francisco celebra seus 88 anos, nesta terça-feira, 17 de dezembro. No dia 13, do mesmo mês, o Santo Padre completou 55 anos de sacerdócio, com homenagens rendidas a ele, ao redor de todo o mundo.
No dia 13 de março de 2013, o Cardeal Bergoglio se tornou o primeiro de muitas coisas ao se tornar o Sumo Pontífice, como o primeiro Papa que não tem origem europeia, primeiro jesuíta, primeiro a usar o nome Francisco, primeiro do hemisfério sul e primeiro Papa jesuíta.
Nascido no ano de 1936, natural de Buenos Aires, filho de emigrantes, seu pai trabalhava como contabilista e sua mãe cuidava dos filhos e da casa. Após trabalhar como técnico químico, escolheu seguir no caminho do sacerdócio, entrando no Seminário de Villa Devoto.
Ordenado em 13 de dezembro de 1969, pelas mãos do então Arcebispo de Córdoba, Ramón José Castellano, Jorge Mario Bergoglio recebeu o Sacramento da Ordem apenas quatro dias antes de seu aniversário de 33 anos.
Sua vocação remonta a 21 de setembro de 1953, memória de São Mateus. Durante uma confissão teve uma profunda experiência da misericórdia de Deus. Foi uma alegria imensa que o levou a tomar uma decisão “para sempre” tornar-se sacerdote.
No último domingo, 15 de dezembro, voltando de uma viagem realizada a Ajácio, os jornalistas da Aigav, a Associação de jornalistas credenciados no Vaticano, presentearam o Papa Francisco com um bolo, promovendo um momento comemorativo no avião.
Ao entregá-lo ao Papa, em meio ao coro de “Parabéns” entoado por seus colegas franceses, estava a jornalista mexicana Valentina Alazraki, a decana dos jornalistas do Vaticano, correspondente histórica da Televisa Univision e recém-eleita presidente da Aigav, com 161 viagens acompanhando um Pontífice em seu currículo. “Todos os jornalistas lhe desejam felicidades”, disse Alazraki, entregando o presente.
Com informações de Vatican News