sábado

, 04 de janeiro de 2025

Conheça a Cruz símbolo do Jubileu da Esperança na Arquidiocese de Mariana

29 de dezembro de 2024 Arquidiocese

Na noite de Natal do dia 24 de dezembro de 2024, em Roma, o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro e inaugurou o 28º Jubileu Ordinário da Igreja Católica. Este Ano Santo traz como tema: Peregrinos da Esperança. “A esperança é também a mensagem central do próximo Jubileu, que, segundo uma antiga tradição, o Papa proclama de vinte e cinco em vinte e cinco anos”, afirma o Papa Franciso na bula de promulgação «Spes non confundit – a esperança não engana» (Rm 5, 5).

A abertura Solene do Ano Jubilar em cada (Arqui)Diocese será no dia 29 de dezembro de 2024, na Celebração da Santa Missa na Festa da Sagrada Família, na Catedral.

Cristo Crucificado, peça do século 18, que será símbolo do Ano Jubilar na Arquidiocese de Mariana. Foto: Pascom Catedral de Mariana.

O sinal que marcará essa abertura será a peregrinação do povo que caminha com esperança, atrás da Cruz de Cristo, como representado no logotipo do Jubileu. Para isso, pede-se que seja confeccionado uma Cruz ou se use uma Cruz significativa para a Arquidiocese “do ponto de vista histórico-artístico ou ligada à piedade popular” (Dicastério para Evangelização), a fim de que entendamos que na “Cruz de Cristo permanece a âncora da salvação: sinal de esperança que não desilude, porque está fundada no amor de Deus, misericordioso e fiel” (Papa Francisco).

A Cruz será a meta para os fiéis peregrinos que vão se dirigir à Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, Igreja Mãe e principal local de peregrinação na Arquidiocese. A Cruz ficará no presbitério durante todo o Ano Jubilar para ser venerada pelos fiéis, junto ao altar: de fato, “o conteúdo do Pão partido é a cruz de Jesus, seu sacrifício em obediência de amor ao Pai” (Papa Francisco, DD n. 7).

O Cristo Crucificado adotado pela Arquidiocese de Mariana como símbolo que irá compor o presbitério durante todo ano, é uma peça do século 18 da Catedral. A Cruz e o emblema que fica abaixo do crucificado foram esculpidos pelo Ateliê Raízes.

Cruz símbolo da Arquidiocese de Mariana e, abaixo, o logotipo do Jubileu da Esperança. Foto: Caio Amora

Com informações da Pascom da Catedral de Mariana
Fotos: Pascom Catedral de Mariana e Caio Amora