terça-feira

, 04 de fevereiro de 2025

A Igreja celebra o Dia de São Brás, o protetor contra os males da garganta

03 de fevereiro de 2025 Arquidiocese

São Brás é conhecido como protetor dos males da garganta, pois em um determinado dia, uma mãe desesperada o procurou, porque seu filho estava passando mal com um espinho encravado na garganta. O Santo, elevou os olhos ao céu, rezou e, logo após, fez o sinal da cruz na garganta do garoto e assim, ele ficou curado.

Daí veio a tradição, quando alguém se engasga ou está doente da garganta, vem logo a invocação ao Santo: “São Brás te proteja”, ou simplesmente: “São Brás”.

A benção de São Brás é feita a todos no seu dia, 03 de fevereiro, dia de seu martírio. O sacerdote coloca duas velas cruzadas na garganta dos fiéis e faz a seguinte oração:

“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”

Em todas as paróquias da Arquidiocese de Mariana, esse rito é realizado para todos que desejam receber esta benção, seja no dia ou no fim de semana anterior ou posterior a data.

Perseguição a São Brás

São Brás nasceu na cidade de Sebaste, Armênia perto do ano 300 (d.C.). Viveu numa gruta em harmonia com os animais selvagens, tornou-se Bispo e foi perseguido pelo Império por ser cristão.

Os soldados receberam ordens para jogá-lo às feras selvagens, mas elas conviviam com ele harmoniosamente, então jogaram ele dentro de um lago para se afogar, mas, por milagre, ele andou sobre as águas e voltou à terra.

Furioso, o governador o prendeu e ordenou que ele renunciasse a Jesus Cristo e à Igreja, o Santo disse que nunca faria isso. Mesmo sendo torturado na prisão, ele recebia muitas visitas para pedir orações e, apesar do sofrimento, ele atendia a todos com conselhos e orações.

Ele foi decapitado dia 03 de fevereiro do ano 316 (d.C.), e seu corpo e suas relíquias ficaram na catedral de Sebaste, na Armênia até o ano 732. Quando estavam levando-as para Roma, uma tempestade repentina levou o barco para a cidade de Maratea, em Potenza, e lá, os moradores construíram uma igreja, que depois se tornou Basílica de São Brás e, logo, o lugar passou a se chamar Monte São Brás.

Oração a São Brás

“Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores a Deus. Amém”.