sábado

, 22 de fevereiro de 2025

Ordinariado Militar do Brasil participa do Jubileu das Forças Armadas e realiza peregrinação na Itália

13 de fevereiro de 2025 Igreja no Brasil

No último final de semana, foi realizado o segundo dos grandes eventos temáticos do Jubileu 2025, em Roma. Cerca de 25 mil pessoas participaram do Jubileu das Forças Armadas, Polícias e Forças de Segurança, cujo ponto central, a Missa na Praça São Pedro, teve a presença do Papa Francisco. Do Brasil, o arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, dom Marcony Vinícius Ferreira, conduziu a delegação, composta por 50 pessoas, entre militares e familiares. Após a programação em Roma, o grupo peregrina por santuários da Itália. 

Segundo o tenente-coronel capelão da Força Aérea Brasileira, padre Adilson Costa, o grupo foi formado por militares de São Paulo, do Pará, do Distrito Federal, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.  

A programação contou com a peregrinação às Basílicas Maiores, no sábado, 8, e a participação no concerto de boas-vindas, na Piazza del Popolo, com apresentação da Banda Interforze della Difesa.  

No domingo, a missa na Praça São Pedro, com participação do Papa Francisco, e presidida pelo prefeito do Dicastério para os Bispos, cardeal Francis Prevost. Concelebraram o ordinário militar da Itália, dom Santo Marcianò, e o arcebispo de Vilnius, dom Gintaras Grušas, presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE). 

Em sua homilia, o Papa Francisco destacou que as Forças Armadas, a Polícia e as Forças de Segurança são de extrema importância para o bem-estar social. “A vocês é confiada uma grande missão, que abrange múltiplas dimensões da vida social e política: a defesa de nossos países, o compromisso com a segurança, a guarda da legalidade e da justiça, a presença nas prisões, a luta contra a criminalidade e as diferentes formas de violência que ameaçam perturbar a paz social”, disse Francisco.  

O pontífice também recordou aqueles “que prestam seu valioso serviço em situações de catástrofes naturais, na proteção da criação, no resgate de vidas no mar, na defesa dos mais vulneráveis e na promoção da paz”. 

Em entrevista ao Vatican News, padre Adilson destacou a motivação para os membros das Forças Armadas na vivência do Jubileu:
“Os militares têm essa motivação justamente para crescer na sua vida espiritual, na vida de conversão e de poder também beber desta fonte que a Igreja nos concede através do Santo Padre. E com o tema que o Papa Francisco escolheu para este Ano Jubilar, peregrinos de esperança, os militares também peregrinam com o coração cheio de esperança. Cristo sendo a nossa esperança não há confusão, não há engano – spes con confundit – que foi o tema da convocação do Papa para este Ano Santo Jubilar”, afirmou.

Em vídeo, o padre comentou sobre a homilia do Papa Francisco, na missa do Jubileu. “O Santo Padre destacou o serviço que os militares prestam ao mundo através da segurança e a garantia da paz. O santo padre ainda implorou que jamais as forças armadas se voltem para a guerra, no sentido de fomentar guerra, mas de garantir a paz. Assim, nós pedimos ao bom Deus que garanta a paz aos nossos corações e em nossas forças armadas em todo o mundo para termos vida mais digna, mais feliz para todos”, partilhou o padre.

 Assistência religiosa 

O Ordinariado Militar do Brasil é responsável por prestar assistência religiosa às Forças Armadas, e está presente em todo o território nacional com os capelães que exercem o cuidado espiritual e pastoral dos militares.  

Aqui no Brasil, os membros das Forças Armadas e seus familiares poderão peregrinar até a Catedral Rainha da Paz, sede do Ordinariado Militar, em Brasília. “Esta igreja foi escolhida pelo nosso arcebispo militar do Brasil como um ponto de referência para que nossos militares, sua família, possa vir, peregrinar e obter as graças, as indulgências, concedidas pelo Santo Padre”, conta o capelão. 

Após os dias em Roma, encerrando as atividades do Jubileu das Forças Armadas, os peregrinos do Ordinariado seguiram uma programação própria, com visitas a diversas Igrejas pela Itália, como o Santuário do Milagre Eucarístico, o Santuário de São Pio de Pietrelcina, o Santuário de São Miguel Arcanjo e a Abadia de Monte Cassino.  

Texto:  Luiz Lopes Jr com informações do Ordinariado Militar do Brasil e Vatican News
Fotos: Vatican Media