quarta-feira

, 03 de julho de 2024

Padre Geovane é nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

21 de dezembro de 2016 Arquidiocese

O papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 21, o padre Geovane Luís da Silva, 45 anos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Presbítero da Arquidiocese de Mariana, padre Geovane é pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), além de professor no Seminário São José, em Mariana (MG), membro do Colégio dos Consultores e promotor de justiça no processo de beatificação do Servo de Deus Dom Luciano.

A ordenação episcopal do padre Geovane será no dia 25 de março de 2017, na basílica São José, em Barbacena. Ele escolheu como lema para o seu episcopado “Sit amoris officium” (Seja serviço de amor). A frase é tirada do comentário de Santo Agostinho ao capítulo 21 do Evangelho de São João e citada por São João Paulo II na Exortação Apostólica pós Sinodal “Pastores dabo vobis”.

“Fui apanhado de surpresa. Respondi sim confiando na misericórdia e na bondade de Deus”, disse padre Geovane, que pediu as orações de todos para que seja fiel ao novo ministério que a Igreja lhe confia.

Biografia

Quarto filho do casal José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva, padre Geovane nasceu em Barbacena, aos 21 de junho de 1971, mas cresceu e viveu na cidade de Carandaí (MG) onde foi ordenado padre no dia 21 de junho de 1997 após cursar filosofia e teologia no Seminário São José de Mariana.

Padre Geovane estudou Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve, em 2005, o título de mestre com a tese “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental”. Possui Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Padre Geovane foi vigário paroquial, na paróquia de Santa Efigênia, em Ouro Preto; pároco, vigário paroquial e administrador paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana. Desde 2011 é pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul.

Exerceu, ainda, as funções de Vigário Episcopal para a Região Mariana Sul (2013-2016); assessor da pastoral litúrgica nesta mesma Região; Diretor do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana (1999-2003). Desde 1999 é membro do Conselho da Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana.

Padre Geovane torna-se o 52º bispo que estudou no Seminário de Mariana. Antes dele,em 2012, Dom José Eudes Campos do Nascimento foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina.

Atualizado às 12h