Marcados pela esperança, pela alegria do encontro e pela união, os padres e diáconos da Arquidiocese de Mariana se dirigiram até o Retiro das Rosas em Cachoeira do Campo nesta segunda-feira (24) para darem início a mais uma edição do Encontro anual do Clero da Arquidiocese de Mariana, tempo propício de encontro, partilha e formação.
O encontro teve início depois de os membros do clero arquidiocesano terem peregrinado à Catedral Nossa Senhora da Assunção para viverem sua experiência jubilar. “Esta experiência da graça do Senhor foi um destaque diferencial para o início deste encontro, porque nos fortaleceu na fraternidade e nos recordou que todos formamos uma só família, caminhando na alegria da doação que não é solitária nem tampouco isolada, mas sim sinodal. Rezamos pela saúde do nosso Santo Padre e nos unimos enquanto Igreja. Isso nos fortalece e nos inspira”, relata o Pe. Wesley Pires, da paróquia Cristo Rei, em Ouro Preto (MG).
Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana.
No primeiro dia de atividades, os padres foram acolhidos pelo Pe. Mauro Lúcio, representante arquidiocesano de presbíteros, que em nome do Conselho Presbiteral dirigiu uma palavra de acolhida e motivação para a vivência destes dias que seguirão. Pe. Róbson da Cunha Chagas fez memória aos irmãos padres Côn. Agostinho, Pe. Paulo Nobre, Pe. Márcio e Pe. Geraldo Lopes (Lelete), falecidos no último ano apresentando um vídeo em forma de homenagem.
Assumindo a palavra de acolhida, Dom Airton motivou a todos para viverem um verdadeiro encontro como dias de fraternidade e partilha do caminho presbiteral. Depois, apresentou os padres e diáconos que estão pela primeira vez no encontro.
“Começamos hoje, em Cachoeira do Campo, o encontro anual dos presbíteros e diáconos da Arquidiocese de Mariana. Esse encontro começa sempre na segunda-feira e vai até a quinta-feira. Nós vamos passar a semana toda lá estudando, refletindo, meditando, conversando, convivendo juntos, nos vendo, porque, às vezes, alguns passam de fato um ano sem ver o outro padre, então é de vez em quando que a gente se encontra. Vamos aproveitar desse ano jubilar para viver essa alegria de sermos os ministros ordenados da Igreja, responsáveis pela condução do povo de Deus aqui na Arquidiocese de Mariana e os primeiros arautos. Os padres são os primeiros colaboradores do bispo no trabalho pastoral, na evangelização, na organização do povo, no serviço ao povo de Deus. Essa alegria é do serviço que nós prestamos nas paróquias e comunidades na Arquidiocese de Mariana”, relata Dom Airton.
Encerrando a noite, Dr. Vinícius Araújo e Dr. Rodrigo Camelo estiveram presentes representando o jurídico da Arquidiocese e apresentaram os trabalhos realizados nos últimos anos, bem como as perspectivas para os próximos anos. Aproveitaram para retirar dúvidas e dar esclarecimentos aos presentes.
Peregrinação do Clero
Pela manhã dessa segunda-feira, dia 24, o Clero se reuniu para a Peregrinação até a Catedral da Sé. Como proposta para o Ano Santo, vários grupos estão se organizando para peregrinarem até à Catedral de Mariana. Por isso, o clero realizou a sua peregrinação, a fim de poder repetir os mesmos gestos que o povo de Deus tem realizado em todo o mundo, e, como peregrinos, lucrar as indulgências.
Na homilia da Santa Missa, Dom Airton falou sobre suas expectativas para o Encontro do Clero: “tantas coisas nós esperamos, encontro com as pessoas, convivência, participação de tantas coisas que serão discutidas e conversadas, aprofundadas, mas também, solidariedade entre nós. Nós somos caminhantes juntos, se temos que evangelizar, fazemos isso juntos. Hoje nós ouvimos a mensagem que o padre Mauro apresentou, nós somos uma grande família e essa grande família, que é o povo de Deus, é especial! O presbitério, deve trabalhar sem cessar, […] devemos fazer com que nosso presbitério seja um grande sinal: temos que ser sinais de Cristo!”, disse.
A peregrinação teve início no Santuário Nossa Senhora do Carmo e saiu em caminhada, posteriormente, até a Igreja-Mãe da Arquidiocese, onde, às 10h, foi celebrada a Santa Missa.
Encontro do Clero
Realizado desde 1990, quando aconteceu a primeira edição durante o pastoreio de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, o evento é momento dedicado à formação contínua dos sacerdotes.
Atualizado às 14h51.