A Pastoral Afro-Brasileira (PAB), da Região Pastoral Mariana Leste, reuniu-se nos dias 22 e 23 de março, na Casa São José, em Viçosa (MG), com a participação de nove paróquias da Região.
O encontro teve o tema, “O Povo Negro: ‘alegre na esperança; forte na tribulação e perseverante na oração’” (Rm 12,12) e o objetivo é formar lideranças e articular a implementação das propostas da Pastoral Afro-Brasileira na Região Pastoral Mariana Leste.
Na manhã do dia 22, a Coordenadora Regional, Efigênia Castro e a integrante da Colegiada da PAB, na Arquidiocese de Mariana, Maria José de Souza, realizaram um momento de formação aos presentes, que conheceram as diferentes instâncias da Igreja Católica e a inserção da PAB em cada espaço.
O também Coordenador Regional, Jaime Augusto, conduziu o segundo momento, que explanou sobre a ancestralidade e, em seguida, os participantes foram divididos em grupos para aprofundar o conhecimento sobre a Pastoral Afro.
No período da tarde, o Assessor Arquidiocesano da PAB, Padre Geraldo Martins, falou sobre o tema do encontro, destacando alguns números da realidade dos negros no Brasil e sobre a esperança, que é irmã da coragem e da indignação.
No final da tarde, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ramon Teixeira, tratou da conjuntura teológica da Igreja, enfatizando o surgimento das Pastorais Sociais e sua importância.
A noite foi marcada por uma celebração junto à comunidade de São José do Triunfo, tendo como celebrante o Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião, em Ervália (MG), Padre João Batista Barbosa (Tista). Logo após, houve uma confraternização entre os participantes.
Já no domingo (23), a Colegiada da PAB, Maria José, coordenou o momento de espiritualidade em que os participantes se reuniram, novamente, em grupos de trabalho para conversar sobre a importância da organização da Pastoral. Entre os tópicos estudados, destaca-se os tipos de lideranças e a metodologia de reuniões em grupos de base.
No final do encontro, o calendário da PAB na Região Leste e da Arquidiocese foi apresentado, como também, as ações da Dimensão Sociopolítica, ressaltando a importância da participação de todos os agentes da Pastoral.
Finalizando com a oração, encerrou-se o encontro com muita alegria, esperança e gratidão a todos, especialmente, as lideranças que participaram. A PAB segue com fé e coragem, sob as bênçãos de Deus e da Mãe Negra Aparecida.
Texto e fotos: Maria José de Souza – Adaptado