sábado

, 19 de abril de 2025

Dom Airton recebe conjunto de obras restauradas pela Faop, em evento cultural na Cúria de Mariana

10 de abril de 2025 Arquidiocese

Na manhã dessa quarta-feira, dia 9 de abril, o auditório da Cúria Metropolitana de Mariana foi palco da abertura do Seminário Bens Culturais e Turismo da Fé, organizado pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). O momento foi marcado pela entrega de oito obras pertencentes à Arquidiocese de Mariana, restaurados pela FAOP.

Entre os bens restaurados estão cinco imagens sacras em madeira: Nossa Senhora da Conceição, duas versões de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio e Cristo Crucificado. Também foram entregues um Missal Romano, e duas pinturas, sendo uma do Seminário Nossa Senhora da Boa Morte e um retrato de Dom Silvério Gomes Pimenta — nono Bispo e primeiro Arcebispo de Mariana.

As peças reintegrarão o acervo do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra e o Arquivo Eclesiástico, representados no momento da entrega, por seus respectivos diretores, Padre Anderson Eduardo Paiva e Padre Leandro Ferreira Neves.

Da esquerda para a direita, o Diretor do Arquivo Eclesiástico, Padre Leandro Neves; o presidente da Faop, Wirley Reis; o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Ao fundo o prefeito de Mariana, Juliano Gonçalves.

Cerimônia de abertura

O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos; o prefeito de Mariana, Juliano Vasconcelos Gonçalves; e o presidente da Faop, Wirley Rodrigues Reis, compuseram a mesa de abertura do evento.

Com um dos salões do Palácio da Olaria repleto de participantes, as falas foram iniciadas pelo presidente da Faop, que em seu discurso agradeceu ao Arcebispo e todos os profissionais da Arquidiocese pela acolhida e empenho para que “este encontro aconteça com excelência, diálogo e espírito colaborativo”.

Wirley explanou sobre a rica programação oferecida pelo evento ao longo dos dois dias, com mesas temáticas, conferências e palestras que falarão de assuntos como os importantes movimentos artísticos Barroco e Rococó.

“Este seminário se propõe a unir saberes, experiências, emoções em torno de uma temática que toca profundamente a nossa história, a nossa identidade, a fé e seus patrimônios”, reiterou.

Em sua fala, Dom Airton afirmou que nenhum dos bens pertencentes a Arquidiocese de Mariana foram feitos como qualquer objeto, eles foram fruto da devoção e fé dos artistas que os produziram.

“Certamente os restauradores [da Faop] fizeram uma experiência diferente, uma lembrança, uma memória. […] Aleijadinho não fez todas suas obras pelo dinheiro”, disse o Arcebispo.

O seminário ocorre nos dias 9 e 10 de abril, com foco no patrimônio histórico e cultural relacionado à fé religiosa, sendo promovido pela Faop, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Texto e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Agenda