sexta-feira

, 18 de abril de 2025

Centenas de fiéis participam da solenidade do Domingo de Ramos, em Mariana

14 de abril de 2025 Arquidiocese

Centenas de fiéis participaram da solenidade do Domingo de Ramos e da Paixão de Jesus, marcando, assim, a abertura da Semana Santa em Mariana (MG). Na celebração, ocorreu a tradicional benção de Ramos, procissão e Missa campal na praça da Sé, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Na noite de domingo, 13 de abril, o adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário sediou a benção dos Ramos, concedida pelo Arcebispo Dom Airton. Durante o momento, o prelado afirmou que naquele dia todos ali presentes iriam relembrar o caminho de Jesus, desde sua aclamação ao entrar em Jerusalém, até os gritos do povo pedindo por condenação diante de Pilatos.

“Nós vamos fazer a nossa procissão em direção à Catedral, cantando, rezando, contemplando no silêncio do coração Cristo que entra em Jerusalém, mas também devemos relembrar que aquele mesmo povo que o aclamou disse ‘crucifica-o’”, recapitulou.

Após a benção, os presentes formaram a procissão juntamente com os seminaristas, a Banda XV de Novembro, e os padres das paróquias de Mariana, sendo eles: Padre Marcelo Moreira Santiago, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Padre Geraldo Luzia do Carmo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; e o Padre Geraldo Dias Buziani, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Ao som da banda, a imagem de Jesus montado no burrinho percorreu a rua Monsenhor Horta, conduzido pelas mãos e fé dos fiéis. Ao entrar na rua Teófilo Otoni, as músicas deram espaço para a oração Ave Maria, que ecoou pelo trajeto da ponte de madeira Alphonsus de Guimarães, até a rua da Glória.

Ali, há um lindo cenário, o qual se pode ver no horizonte as Igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, bem como a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, que esperava pela chegada da procissão.

Com os ramos ao alto, balançando em clamor pela entrada de Nosso Senhor em Jerusalém, pais e suas crianças, adolescentes, avós e famílias inteiras preencheram o trajeto até a rua Direita. Ao chegarem à praça da Sé, o povo de Deus foi recebido pelo toque dos sinos da Catedral da Sé e ao som da música “Hosana, Hosana ao Rei”.

Na praça lotada de fiéis, a Missa campal foi presida por Dom Airton e concelebrada pelo Padre Marcelo, Padre Geraldo Luzia e Padre Geraldo Buziani. Em sua homilia, o eclesiástico afirmou que existem pessoas com saúde sobrando, mas não tem paz interior, vivem incomodados e ressequidos por dentro.

“Não deixemos que outras ideias e outras palavras nos provoquem e nos façam ficar incomodados interiormente. Não podemos perder essa paz que Jesus Cristo nos dá. Essa paz ninguém pode roubar ou arrancar, pois ela pertence a Deus”, pediu o Arcebispo para a multidão em frente a Igreja Mãe de todas as igrejas de Minas Gerais.

Ao final da reflexão, Dom Airton reiterou que não somos um monte de pessoas jogada no mundo, “somos filhos e filhas de Deus, Ele nos ama e nos quer bem”.

Após o momento da comunhão, Padre Geraldo Buziani, avisou aos presentes que ao lado da Catedral havia uma barraca que disponibilizaria mudas de árvores, para os fiéis poderem pegá-las e plantá-las como gesto concreto, simbolizando o cuidado com a Casa Comum. Este gesto é proposto pela Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Ecologia Integral”.

O Arcebispo concedeu a benção final e seguiu em procissão para a Catedral da Sé. Durante o trajeto, os fiéis o pararam pedindo bençãos aos seus filhos, objetos, e a si mesmos.

Texto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana
Fotos: João Henrique do Nascimento/Arquidiocese de Mariana

Agenda