Centenas de fiéis participaram da solenidade do Domingo de Ramos e da Paixão de Jesus, marcando, assim, a abertura da Semana Santa em Mariana (MG). Na celebração, ocorreu a tradicional benção de Ramos, procissão e Missa campal na praça da Sé, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.
Na noite de domingo, 13 de abril, o adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário sediou a benção dos Ramos, concedida pelo Arcebispo Dom Airton. Durante o momento, o prelado afirmou que naquele dia todos ali presentes iriam relembrar o caminho de Jesus, desde sua aclamação ao entrar em Jerusalém, até os gritos do povo pedindo por condenação diante de Pilatos.
“Nós vamos fazer a nossa procissão em direção à Catedral, cantando, rezando, contemplando no silêncio do coração Cristo que entra em Jerusalém, mas também devemos relembrar que aquele mesmo povo que o aclamou disse ‘crucifica-o’”, recapitulou.
Após a benção, os presentes formaram a procissão juntamente com os seminaristas, a Banda XV de Novembro, e os padres das paróquias de Mariana, sendo eles: Padre Marcelo Moreira Santiago, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Padre Geraldo Luzia do Carmo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; e o Padre Geraldo Dias Buziani, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
Ao som da banda, a imagem de Jesus montado no burrinho percorreu a rua Monsenhor Horta, conduzido pelas mãos e fé dos fiéis. Ao entrar na rua Teófilo Otoni, as músicas deram espaço para a oração Ave Maria, que ecoou pelo trajeto da ponte de madeira Alphonsus de Guimarães, até a rua da Glória.
Ali, há um lindo cenário, o qual se pode ver no horizonte as Igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, bem como a Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, que esperava pela chegada da procissão.
Com os ramos ao alto, balançando em clamor pela entrada de Nosso Senhor em Jerusalém, pais e suas crianças, adolescentes, avós e famílias inteiras preencheram o trajeto até a rua Direita. Ao chegarem à praça da Sé, o povo de Deus foi recebido pelo toque dos sinos da Catedral da Sé e ao som da música “Hosana, Hosana ao Rei”.
Na praça lotada de fiéis, a Missa campal foi presida por Dom Airton e concelebrada pelo Padre Marcelo, Padre Geraldo Luzia e Padre Geraldo Buziani. Em sua homilia, o eclesiástico afirmou que existem pessoas com saúde sobrando, mas não tem paz interior, vivem incomodados e ressequidos por dentro.
“Não deixemos que outras ideias e outras palavras nos provoquem e nos façam ficar incomodados interiormente. Não podemos perder essa paz que Jesus Cristo nos dá. Essa paz ninguém pode roubar ou arrancar, pois ela pertence a Deus”, pediu o Arcebispo para a multidão em frente a Igreja Mãe de todas as igrejas de Minas Gerais.
Ao final da reflexão, Dom Airton reiterou que não somos um monte de pessoas jogada no mundo, “somos filhos e filhas de Deus, Ele nos ama e nos quer bem”.
Após o momento da comunhão, Padre Geraldo Buziani, avisou aos presentes que ao lado da Catedral havia uma barraca que disponibilizaria mudas de árvores, para os fiéis poderem pegá-las e plantá-las como gesto concreto, simbolizando o cuidado com a Casa Comum. Este gesto é proposto pela Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Ecologia Integral”.
O Arcebispo concedeu a benção final e seguiu em procissão para a Catedral da Sé. Durante o trajeto, os fiéis o pararam pedindo bençãos aos seus filhos, objetos, e a si mesmos.
Texto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana
Fotos: João Henrique do Nascimento/Arquidiocese de Mariana