A noite de Quarta-feira Santa, 16 de abril, foi marcada pelo Sermão da Soledade proferido pelo Reverendíssimo Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho, na Catedral da Sé, em Mariana (MG). Antecedido pela Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o sermão se iniciou após a piedosa procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores.
A Celebração Eucarística foi concelebrada pelo Pároco e Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani; o Diretor Espiritual do Seminário São José, Padre Lucas Muniz Alberto; e o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Alfredo Vasconcelos (MG), Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho.
Durante as preces, Dom Airton rogou que a alma do Bispo de Januária e filho do clero da Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo de Souza Rodrigues, seja acolhida na morada eterna. Pela manhã do mesmo dia 16 de abril, o Arcebispo presidiu a última Missa de Exéquias de Dom Geraldo, em sua terra natal, Porto Firme (MG), seguida pelo sepultamento no cemitério local.
Após a benção final, em frente ao Santuário, os presentes aguardaram a saída da imagem de Nossa Senhora das Dores ao som dos sinos da Igreja São Francisco de Assis e da Banda 16 de Julho. A procissão percorreu a rua Waldemar de Moura Santos e rua Direita até chegar à Catedral.
Em sua pregação, Padre Leonardo destacou que a Virgem Santíssima ultrapassou a mera compreensão humana, crendo em um momento em que ninguém ainda tivesse fé.
“Maria creu em um momento que naturalmente ninguém ainda tinha fé, no sentido mais pleno e autentico da palavra. Antes mesmo de que qualquer um tivesse fé, Maria acreditou. Se de um lado ouvimos o evangelista Lucas afirmar que em determinadas ocasiões Maria não compreendia o que Jesus queria dizer, por outro lado, o mesmo evangelista deixa transparecer o mais belo resumo de sua vida nas palavras de sua prima Santa Isabel: ‘Feliz és tu que acreditaste’. Maria acreditou e sua fé é maior do que de qualquer outro ser humano até então”, enfatizou Padre Leonardo.
O sacerdote seguiu citando o exemplo de Abraão e Isaque no monte Moriá para afirmar que nem a ele foi pedido tanto quanto foi pedido à Virgem Maria. Para Abraão foi pedido seu filho em sacrifício, sendo este ato impedido por Deus que o revelou ser um teste de sua fé. Já Maria teve que ver o sofrimento e morte de seu Filho até o último momento.
“De Maria foi pedido mais. Maria não foi polpada da entrega do seu próprio Filho. Maria teve que subir até o monte Calvário e ver derramar a última gota de seu sangue. Ela não só não perdeu a confiança como mulher, mas também não desfaleceu ou fraquejou. Pelo contrário, Maria perseverou ao secundar a força de sua fé a cada passo dado pelo seu Filho. Mesmo não compreendendo, Maria secundou os passos de Jesus”, disse Pe. Leonardo.
Após o Sermão, em profunda meditação, aconteceu o Ofício das Trevas. Esse rito paralitúrgico traz orações para intercessão em um momento em que a escuridão se apossou da terra com a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A cada salmo rezado, uma vela é apagada em um candelabro ao lado do altar. Intercalando entre cânticos em latim, preces e salmos, a cerimônia se encerra quando a última vela é apagada, juntamente com a iluminação do ambiente.
A Semana Santa iniciou-se no último domingo, dia 13 de abril, com a Solenidade do Domingo de Ramos. Neste dia, em Mariana (MG), ocorreu a benção de Ramos na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, seguida da procissão para a praça da Sé, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Airton.
Já na Segunda-feira Santa, 14 de abril, houve a Celebração Eucarística na Catedral da Sé e piedosa procissão de depósito da imagem de Nosso Senhor dos Passos para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Com a chegada, o secretário-geral da CNBB e Bispo Auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers, realizou o Sermão alusivo ao pretório de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dom Airton e Dom Ricardo Hoepers se unem em oração durante a procissão de depósito da imagem do Senhor dos Passos. Foto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana.
Foi notável a devoção e fé durante as cerimônias da Terça-feira Santa, dia 15 de abril, com o comovente Sermão do Encontro de Jesus e sua Mãe, proferido pelo Bispo da Diocese de São João del-Rey, Dom José Eudes Campos do Nascimento.
Texto e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana
Leia mais sobre os últimos dias da Semana Maior da fé católica em Mariana:
Centenas de fiéis participam da solenidade do Domingo de Ramos, em Mariana
Segunda-feira Santa em Mariana é marcada por sermão proferido por Dom Ricardo Hoepers
Com sua cruz pesada nas costas, Jesus encontra com sua Mãe Santíssima, na terça-feira Santa
Veja mais alguns registros da Quarta-feira Santa: