segunda-feira

, 28 de abril de 2025

Representantes da Pastoral da Sobriedade participam da Assembleia Nacional da Pastoral

28 de abril de 2025 Arquidiocese

Entre os dias 25 e 27 de abril foi realizada a Assembleia Nacional da Pastoral da Sobriedade, no Rio de Janeiro (RJ), no Mosteiro de São Bento.

Para representar a Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Mariana, estiveram presentes o Assessor Arquidiocesano, Padre Ronaldo Henrique Furtado e o Coordenador Arquidiocesano, Elismar Andrade de Oliveira, que, também, faz parte da coordenação nacional da Pastoral.

A Santa Missa abriu a Assembleia, sendo presidida pelo Bispo de Cruz Alta (RS) e referência nacional desta pastoral, Dom Nélio Domingos Zortea.

Em seguida, foi feita a apresentação de todos e a explanação do bispo referencial.

Na oportunidade, Dom Nélio disse sobre a importância de incentivar os padres, diáconos, seminaristas e leigos a abraçarem a causa da Pastoral da Sobriedade.

Ao ser convidado para um momento de fala, Padre Ronaldo destacou que sente dificuldade de um maior comprometimento com a Pastoral, e que “é importante aproximar de todos para melhor apresentar a Pastoral da Sobriedade, de modo que essas pessoas entendam que ela serve para tratar todos os vícios e não só as drogas e álcool”, destacou.

No sábado foi trabalhado a respeito do Código de Conduta e Ética de prevenção na Pastoral da Sobriedade e depois discutido sobre o site da Pastoral.

Já no domingo, iniciou-se com a Santa Missa e a contínua apresentação da caminhada dos regionais do Brasil.

Por fim, foi eleita a Comissão Nacional de Proteção aos Vulneráveis, que tem o objetivo de trabalhar na proteção de pessoas vulneráveis, seguindo o Código, criado nessa assembleia.

Texto: Padre Ronaldo Henrique Furtado – Adaptado
Fotos: Membros da Pastoral da Sobriedade