sexta-feira

, 02 de maio de 2025

Dia Mundial da Saúde foi celebrado na Região Pastoral Mariana Sul

29 de abril de 2025

As ações do Dia Mundial da Saúde levaram a população a uma manhã de aprendizado e diversão. Desfrutando da parceria histórica entre a Pastoral da Saúde da Região Mariana Sul, Associação do Bairro Nova Cidade, Fundação Presidente Antônio Carlos, Instituto Rafaela Drumond, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), CRAS Ipanema, Projeto Anjos Solidários, DJ Juruna e Colégio Passionista Santa Luzia, moradores, famílias e crianças participaram de momentos de aprendizado e diversão.

O Colégio Passionista, como é conhecido na cidade, foi o local escolhido para desenvolver atividades voltadas para Higiene e cuidados pessoais, trabalho este voltado a crianças e moradores do bairro. Irmã Cleide Keiko Serikava, diretora do Colégio, foi responsável por receber amavelmente os organizadores do evento e os participantes, numa demonstração rica em afeto, disponibilidade e alegria pelo momento.

No início da manhã, a EPCAR se prontificou a montar as tendas emprestadas para o evento, enfatizando seu compromisso social com a cidade e com o bem comum. A solicitação da Região Mariana Sul, através do Vigário Episcopal Pe. Marcos Macário Mendes, foi acolhida prontamente pelo Comandante Brigadeiro do Ar, André Luiz Alves Ferreira, sendo executada com boa vontade e rapidez pelo Sargento Júlio Eduardo Soares Costa e Cabo Rodrigo Sandi de Jesus, com os alunos e soldados escalados.

“Agradecemos a contribuição da EPCAR que nos atendeu e nos auxiliou mais uma vez no compromisso social que todos buscamos. Este trabalho em conjunto é fundamental para ampliar nossas ações enquanto igreja”, enfatizou Pe. Marcos Macário.

Os alunos da Fundação Presidente Antônio Carlos, sob orientação das professoras Ana Damasceno, Layla Guimarães e Roberta Rezende, promoveram horas de atividades lúdicas, explicações e orientações voltadas para saúde, higiene pessoal, higiene bucal, entre outros. Os dez cursos participantes da manhã foram divididos em tendas temáticas, cada um com orientações específicas voltadas para a população.

O Instituto Rafaela Drumond orientou e apresentou questões relativas à saúde mental e assédios moral e sexual no ambiente de trabalho e na sociedade. A Pastoral da Saúde atuou distribuindo folders com informações sobre a pastoral, conversando com os participantes.

Segundo Aparecida Mendes, coordenadora Regional da Pastoral, “o objetivo é mostrar a comunidade a importância do trabalho pastoral voltado ao auxilio e orientação no aspecto mais amplo de cuidados com saúde e higiene.” Segundo Aparecida, há uma interpretação errônea sobre o papel da pastoral ser restrito apenas a farmácia e medicamentos: “nosso trabalho vai desde as visitas aos enfermos e necessitados de medicações cuidados e atenção, até parcerias com os postos de saúde dos bairros para um atendimento não só técnico, mas também humanizado e evangelizador. As vezes a família que busca ajuda necessita não somente de medicação ou visita, mas de oração em comunhão. É assim que agimos.”

Não faltou animação e agitação na data: DJ Juruna, exímio contribuinte das ações pastorais na Região Mariana Sul e na Arquidiocese de Mariana, conseguiu levar os presentes a aproveitarem a aula de zumba orquestrada pelo CRAS, sob responsabilidade da professora Fátima Rocha e participação de suas alunas. Não só a comunidade participou, mas os alunos presentes, que se divertiram enquanto mostravam seu trabalho junto aos presentes. A equipe do CRAS se mostrou ativa e presente com Luiza Mara Afonso da Silva (coordenadora) e Maria Lúcia Gomes (referência técnica – psicóloga e referência técnica do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos). Voluntários dos “Anjos Solidários” participaram com carrinho de pipoca e algodão doce, distribuídos para as crianças e suas famílias durante toda a manhã.

Para o Sr. Aldair Drumond, presidente do Instituto Rafaela Drumond, a data marcou a parceria que permanece com trabalhos contínuos junto a Arquidiocese e Unipac. Como agente da pastoral da Saúde pela paróquia Sant’Ana e São Joaquim, Sr. Aldair enfatiza a importância das atividades: “Com enorme satisfação o Instituto participou desta data no Bairro Nova Cidade. Nossa equipe (Manuela Gomes Teixeira e Cássia Alves de Souza) se sentiu honrada em fazer parte desta parceria tão rica em vontade de auxílio ao próximo. Dia excepcional e gratificante para nós, pautado em união, disciplina, fé e em Deus. Para nós a manhã foi marcante, enfatizando a organização do evento por parte da Região Mariana Sul. Selamos esta parceria importante para toda comunidade, de forma a conseguirmos chegar em todos que necessitam de orientação tanto de saúde física como mental. Nossa gratidão a todos os envolvidos!”

Durante o ano de 2025, terão outras três atividades em conjunto com a Unipac e o Instituto Rafaela Drumond, todos na área de saúde, visando o bem social e evangelização.

Impacto Social na Comunidade Nova Cidade e nos alunos e organizadores

A Coordenação Regional da Pastoral e a Secretária Regional, Ana Paula Mendes dos Santos, destacaram o impacto positivo deste entrosamento, “vimos os alunos da Unipac agirem com humildade e competência junto as crianças e suas famílias. Esta proximidade é muito importante para se conseguir ajudar o maior número de pessoas. Realmente foram exemplares na caridade e atenção.”

Os envolvidos nos cursos convidados, enfatizaram o quanto as ações desenvolvidas trouxeram impactos positivos junto a seu aprendizado e a seu compromisso social:

“Participar do projeto de extensão voltado à conscientização sobre a higienização das mãos e dos alimentos foi uma experiência muito especial para todos do grupo. Tivemos a oportunidade de realizar dinâmicas com as crianças, abordando temas importantes de forma simples, leve e divertida. Foi um momento de aprendizado, enquanto ensinávamos, também aprendíamos com a curiosidade e o entusiasmo das crianças. Ver o interesse delas em cada atividade nos motivava ainda mais. Além disso, foi extremamente gratificante perceber que estávamos contribuindo para a formação de hábitos saudáveis desde cedo. Um dos momentos mais marcantes para o nosso grupo, foi a atividade de pintura nas crianças e nos alunos da instituição. Nossa ideia foi muito bem recebida e todos amaram”. Acadêmicos do curso de Enfermagem.

“Participar do projeto de extensão foi uma experiência de muito aprendizado. A comunidade nos recebeu com muito carinho, tanto os alunos quanto seus familiares foram extremamente educados, participativos e demonstraram um grande interesse em aprender. Durante as oficinas, ficaram atentos, envolvidos e curiosos, sempre dispostos a experimentar e participar das atividades propostas. As pessoas que estavam envolvidas na organização, na montagem e na preparação dos lanches/pipoca/algodão doce foram muito solícitas e agradáveis, o que tornou o ambiente ainda melhor. É nítido que o espaço da escola foi pensado com cuidado e afeto, sendo um lugar acolhedor para o desenvolvimento das crianças. Foi um dia muito agradável, cheio de aprendizado e diversão tanto para elas quanto para nós também.” Acadêmicos do curso de Biomedicina, responsável por atividades com o Tema: Autocuidado salva o futuro.

“Tivemos um impacto positivo e uma boa aceitação de todo o público presente, o evento todo foi muito divertido e todas as crianças se divertiram bastante. As crianças amaram o “circuito da higiene” e se divertiram bastante fazendo o circuito e todas as respostas sobre a higiene pessoal, mental e saúde emocional foram muito bem respondidas e corretas. Percebemos que as crianças tinham uma boa base sobre a higiene pessoal. Realizamos uma atividade com cartas lúdicas, levando-os a pensar sobre ‘O que esperam para o futuro’. Alguns relatos nos impactaram bastante.” Acadêmicos do curso de Farmácia.

“Foi uma experiência enriquecedora e inesquecível! Fomos recebidos com muito carinho por uma equipe extremamente simpática e acolhedora, que abriu as portas desse colégio lindo para tornar possível uma atividade de grande valor para a formação e conscientização das crianças. O que mais nos encantou foi a participação ativa das crianças. Cada olhar curioso, cada pergunta, cada risada compartilhada mostrava o quanto estavam engajados e interessados no tema. Ter os pais presentes também fez total diferença foi muito bacana ver famílias inteiras envolvidas, aprendendo e refletindo juntas sobre hábitos simples, mas essenciais para a saúde e bem-estar no nosso dia a dia. Deixo aqui nossa gratidão a toda a equipe do Colégio Passionista Santa Luzia pela recepção maravilhosa e pela oportunidade de contribuir com essa ação tão especial. Que momentos como esse possam se repetir muitas vezes, para que possamos estar mais perto de todas essas crianças e que possamos de alguma maneira influenciar nas boas escolhas deles no futuro! Gratidão a professora Ana pela grande oportunidade.” Acadêmicos do curso de Fisioterapia

“Recentemente tivemos a oportunidade de vivenciar um momento incrível no nosso projeto de extensão onde o cunho principal foi saúde bucal. Durante o evento conseguimos reunir na comunidade local alunos, professores e colaboradores da escola para discutir temas fundamentais como prevenção de doenças bucais. Um dos momentos que mais ficou marcado foi da alegria de uma moça ao saber que a UNIPAC oferece diversos tratamentos odontológicos gratuitos. A mesma nos relatou conviver com um aparelho ortodôntico há pelo menos 10 anos sem manutenção alguma por falta de recursos financeiros, sofrendo dores. Muito emocionada disse que ia fazer contato o mais breve possível para iniciar o tratamento na UNIPAC pois sua condição estava a afetando não só socialmente como também profissionalmente. Esse depoimento tocou a todos nós e reforçou a importância do nosso trabalho, momentos como esse pode ser transformador na vida das pessoas e nos mostrou que estamos no caminho certo. Agradecemos a todos os envolvidos nessa caminhada de conhecimento, compartilhamento e ensinamentos transformando a nossa forma de pensar, mostrando a cada um de nós que saúde vai além do cuidado ao corpo físico, oferecer atenção, carinho e amor também é serviço de saúde!” Acadêmicos do curso de Odontologia.

A Região Mariana Sul agradece a todos os envolvidos no projeto desenvolvido, enfatizando a importância desta união visando o processo evangelizador através dos gestos concretos.

A Pastoral da Saúde, atualmente, atua em sete paróquias das trinta e duas que compõe a Região, sendo 4 delas na forania de Barbacena e 2 na forania de Rio Pomba. Os interessados em participar dos trabalhos pastorais e se formar como agentes, podem entrar em contato no Centro Pastoral Regional, via WhatsApp 32988063479.

Texto: Ana Paula Mendes dos Santos
Fotos: Marina Rodrigues – Pascom Paróquia Nossa Senhora da Penha e Instituto Rafaela Drumond

VEJA TAMBÉM