Nascido em 8 de maio de 1945, Pe. José da Silveira Miguel foi ordenado presbítero em 28 de novembro de 1971. Ao longo de sua caminhada sacerdotal, destacou-se pelo ardor missionário e pela fidelidade a Jesus Cristo, servindo com amor e zelo pastoral as diversas comunidades que lhe foram confiadas.
Em sua missão, chegou a assumir simultaneamente o cuidado de até quatro paróquias: Pedra Bonita, Sericita, Araponga e Ribeirão de São Domingos. Sempre próximo do povo, evangelizou com coragem, simplicidade e dedicação, deixando marcas profundas nos corações dos fiéis por onde passou.
Mais do que evangelizar, Pe. José Miguel também se empenhou na edificação das comunidades. Reformou igrejas, construiu casas paroquiais e centros de pastoral, sempre inspirado pelo espírito do Concílio Vaticano II, que chama a Igreja a ser cada vez mais próxima, viva e acolhedora.
Com essa mesma dedicação, serviu a comunidade paroquial e o Santuário de São Sebastião, em Raul Soares (MG). Agora, com carinho e reconhecimento, é acolhido como Pároco Emérito – título que honra os muitos anos de serviço, o zelo pastoral e o amor com que conduziu esta paróquia, sendo verdadeiro pastor e pai espiritual para tantos fiéis raul-soarenses.
Embora deixe a função de pároco, Pe. José Miguel continuará entre o povo que tanto ama, participando da vida paroquial com a mesma sabedoria, carinho e fé que sempre o marcaram.
Sua dedicação, sua escuta atenta, sua empolgação contagiante, sua alegria serena, sua meditação profunda, seu cuidado com os detalhes e seu carinho paternal jamais serão esquecidos. As sementes lançadas ao longo dos anos nos corações de seus paroquianos deram – e continuarão a dar – muitos frutos, pois foram regadas com seu carisma, sua fé viva, seu amor sincero e sua amizade leal.
Obrigado, Pe. José Miguel, por ser sinal do amor de Deus entre nós!
Padre Geraldo Trindade
Vigário episcopal para o Regional Leste da Arquidiocese de Mariana
Fotos: Reprodução da Internet