Cerca de sessenta padres da Arquidiocese participaram nessa semana do Retiro do Clero, iniciado na segunda-feira (3) e finalizado hoje (7) de manhã, com a missa presidida pelo arcebispo Dom Geraldo Lyrio Rocha e concelebrada por Dom Jaime Spendler, arcebispo de Porto Alegre, que foi o pregador do retiro.
Vivendo momentos de reflexão, oração, descanso e convivência fraterna os padres passaram os cinco dias no Seminário São José, em Mariana, onde ouviram as pregações. “Dom Jaime, com simplicidade e profundidade, nos ajudou a refletir e rezar sobre a nossa missão de cada dia, chamando a atenção para a importância do discernimento e da identidade presbiteral, nos mostrou que ele se dá de quatro modos: no encontro consigo mesmo; na renúncia da própria vontade; na busca a que nos sentimos chamados e no diálogo com os irmãos. Quanto a identidade presbiteral, ele mostrou que a nossa identidade é Jesus Cristo, o Bom Pastor, o seu estilo de vida”, explica o representante dos presbíteros da arquidiocese, padre Edmar José da Silva.
Durante o retiro, Dom Jaime também destacou a missão dos padres como ministros e guardiões da Palavra e da Eucaristia e fez uma pregação a respeito de Maria, mãe de Deus. “Com uma linguagem simples e profunda, Dom Jaime nos ajudou a fazer uma profunda revisão de vida, buscando sempre o discernimento no exercício do ministério presbiteral. As histórias que contou durante o retiro também nos ajudaram a refletir sobre temas muito importantes para a nossa caminhada sacerdotal. Que Deus abençoe Dom Jaime Spengler pela partilha fraterna da Palavra e pelo seu testemunho de fé”, finaliza padre Edmar.