Na manhã do dia 1º de maio, a cidade de Lamim (MG) sediou a 33ª Romaria dos Trabalhadores da Arquidiocese de Mariana. O dia teve início com o café e acolhida na Quadra Municipal, sendo marcado pela calorosa caminhada nas ruas da cidade rumo a Escola Estadual Napoleão Reis. Com a chegada foi celebrada a Santa Missa.
Centenas de trabalhadores e trabalhadoras da Arquidiocese de Mariana participaram do evento com o tema “Agricultura familiar, alimentação saudável, justiça social e ambiental, cuidando da Casa Comum”, e lema “Da exploração irresponsável para a lógica do cuidado”.
O clima nublado e frio somou-se com o café quentinho servido com bolo, biscoito e pão nas barracas instaladas no local. Entre uma fala e outra, o povo foi animado por versos como “Arroz deu cacho e o feijão floriô/ milho na palha coração cheio de amor”, cantados em alto e bom som.
Padre José Geraldo Vidal, Pároco da Paróquia Divino Espirito Santo, acolhedora dos romeiros, em discurso, afirmou ser um dia para celebrar com muita alegria e festa, pois é Dia dos Trabalhadores.
“Viva os trabalhadores e trabalhadoras! Hoje é um dia muito especial para todos nós da nossa Paróquia Divino Espirito Santo, acolhemos a todos e todas de coração aberto. É com muita alegria que hoje celebramos o dia 1º de maio, a Festa de São José, Patrono dos trabalhadores”, expressou o presbítero durante o momento de acolhida.
Após as falas e em completa alegria as centenas de romeiros percorreram as ruas do município entoando canções e gritos de luta. “Dom Luciano vive na luta do povo”, gritaram por diversas vezes, homenageando o quarto Arcebispo de Mariana, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, reconhecido por seu trabalho em prol da caridade e de causas sociais.
Ao longo do trajeto foram feitas duas paradas para mais falas dos participantes, sendo uma na praça do Hospital e outra na praça da Igreja do Divino Espirito Santo. A multidão seguiu até a escola, onde foi celebrada a Santa Missa, na quadra esportiva.
Durante a solenidade, Padre Marcelo Moreira Santiago, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), leu a mensagem enviada pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, direcionada a todos os trabalhadores e trabalhadoras desta Igreja Particular. Veja um trecho abaixo:
“Com esta mensagem aos trabalhadores e trabalhadoras de nossa querida Arquidiocese de Mariana, quero fazer eco e ressaltar a manifestação de nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Quero estar próximo de vossas famílias, dos trabalhos diários, das labutas da vida com sentimentos de Pastor quero estar próximo de cada um de vós.
[…] Amados diocesanos, amados trabalhadores, que São José, o Carpinteiro de Nazaré, pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, e Nossa Senhora da Assunção, nossa Padroeira, interceda junto de Deus Pai por todos os homens e mulheres que constroem através de seu trabalho as condições para a existência de uma sociedade justa e fraterna.
Que a celebração deste dia inspire justiça, lealdade e disposição para o bem comum em todos nós, para continuarmos a colaboração no Reino de Deus. Com o sentimento de Pastor envio a todos e a cada trabalhador e trabalhadora em particular uma especial benção”
Baixe a Mensagem de Dom Airton na íntegra
A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Porto Firme (MG), e Vigário Episcopal da Região Pastoral Mariana Centro, Padre José Raimundo Alves, e concelebrada por outros 18 sacerdotes. Após a benção final, a Romaria foi encerrada pelo almoço servido no refeitório da escola.
Texto e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana
Confira mais registros da 33ª Romaria dos Trabalhadores da Arquidiocese de Mariana: