terça-feira

, 06 de maio de 2025

Coral Cidade dos Profetas homenageará Arquidiocese de Mariana em concerto na Catedral da Sé no próximo sábado, 10 de maio

05 de maio de 2025 Arquidiocese

Após uma série de encontros emocionantes em cidades como Piranga (MG), Ouro Branco (MG) e Congonhas (MG), o Coral Cidade dos Profetas realiza o último concerto da temporada em um cenário repleto de fé, arte e história: a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção — a Catedral da Sé, em Mariana (MG). A apresentação gratuita será realizada no sábado, dia 10 de maio, às 20h, e integra as comemorações pelos 280 anos da Diocese de Mariana.

O concerto Memórias da Fé celebra a música do período colonial, com obras resgatadas a partir de partituras preservadas no acervo do maestro Francisco Solano Aniceto, o Chico Aniceto. Essas composições raras, que não haviam sido executadas por séculos, foram reunidas no álbum Coral Cidade dos Profetas Interpreta Obras Inéditas do Período Colonial. Entre os destaques do programa, está Tota Pulchra Es Maria, de autoria desconhecida.

O encerramento da temporada homenageia a Arquidiocese de Mariana, que em dezembro deste ano completa 280 anos de criação. Fundada em 1745, foi a primeira diocese de Minas Gerais, a primeira no interior do Brasil e uma das mais antigas, tornando-se, após algumas décadas, Arquidiocese. Além disso, recorda o 150º aniversário do falecimento de Dom Antônio Vicente Ferreira Viçoso, sétimo Bispo de Mariana e figura importante para o legado.

Essa conexão histórica faz da apresentação na Catedral da Sé um momento ainda mais marcante. Construída ao longo do século XVIII, ela foi sede da Diocese e guarda elementos marcantes da arte do período colonial.

“As obras que cantamos foram compostas na mesma época em que essa igreja era construída”, diz o maestro José Herculano Amâncio. “Tudo se encaixa: a arquitetura, a arte e a música. Cantar nesse espaço é uma emoção diferente”, completa.

Veja o vídeo promocional:

Este concerto, viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, tem realização do Governo do Estado de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Associação Canto Livre e patrocínio da Cemig.

Coral Cidade dos Profetas

Especializado na interpretação de música sacra antiga e com quatro CDs gravados — “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro”, “CD em Louvor à Virgem Maria” e “Coral Cidade dos Profetas Interpreta Obras Inéditas do Período Colonial”, —, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, desde 1988, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do País. É o único grupo musical que se dedica exclusivamente a pesquisar, difundir, promover e democratizar a música antiga de Minas Gerais.

Ao longo de sua trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos do Estado, como as Semanas Santas e os Festivais de Inverno, além de Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.

Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas. Há dois anos, com o objetivo de promover ainda mais este legado, foi lançado o coral infantil “Profetas do Amanhã”, sempre com formação gratuita e atividades de musicalização voltadas para a primeira infância.

Concerto Memórias da Fé — 280 anos da Arquidiocese de Mariana 

Data: 10 de maio, sábado, às 20h.

Local: Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção — Catedral da Sé [Rua Direita, 8, Mariana (MG)].

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.