terça-feira

, 13 de maio de 2025

Pastoral Afro da Arquidiocese de Mariana realiza seu 5º encontro, em Lafaiete

12 de maio de 2025 Arquidiocese

A Pastoral Afro-Brasileira (PAB) da Arquidiocese de Mariana realizou o seu 5º encontro arquidiocesano na Capela da Paz, pertencente à Basílica Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), dia 03 de maio de 2025.

O evento foi assessorado pelas Coordenadoras Colegiadas da Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Mariana, Solange Palazzi e Maria José de Souza, que compartilharam muitos conhecimentos a respeito da luta e da dignidade dos povos negros, além da partilha de vida entre os participantes.

O evento teve o objetivo de estudar o subsídio em preparação para o 11º Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas (Conenc), que será realizado em Ribeirão das Neves (MG), na Arquidiocese de Belo Horizonte (BH), entre os dias 10 e 13 de julho de 2025.

Para tal, foi escolhido o tema: “Negros e Negras, Peregrinos de Esperança, celebrando às Conquistas à Caminho de uma Igreja e uma Sociedade Antirracistas”. Além disso, houve a prepararão para a Peregrinação do Povo Negro no Contexto do Jubileu da Esperança, que será no dia 07 de junho, em Mariana (MG).

Os participantes, também, salientaram que é preciso reconhecer a relevância do estudo e da capacitação constante das temáticas envolvendo a negritude, sobretudo, visando a promoção da Igualdade Racial, além de avançar enquanto “Igreja que olha e acolhe toda a Comunidade”.

Por fim, os representantes das cinco regiões avaliaram que é importante e necessário conhecer e propagar a história da Pastoral Afro da Arquidiocese de Mariana, a fim de se firmar dentro da Igreja.

Texto: Nícia da Silva – Adaptado.
Fotos: Maria José de Souza.