Foto: Claudiana Magalhães/Arquidiocese de Mariana
A caminhada de observação “Nos Passos de Dom Viçoso” foi concluída na Cartuxa de Dom Viçoso, em Mariana (MG), na última sexta-feira, 16 de maio. Ao longo de quatro dias, um total de 14 pessoas fizeram o percurso que se iniciou no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Caraça, percorrendo 88 quilômetros entre cidades e distritos.
Por se tratar de uma caminhada de observação, os peregrinos mapearam o que pode ser melhorado. Durante todo o percurso os caminhantes foram contemplados com a bela paisagem, um contato singular com a natureza e com a criação. Após a saída da portaria do Caraça pôde-se observar não só as belas paisagens, mas, também, a população em volta dos distritos e cidades por onde a caminhada passou.
Foto: Eliane Gomes.
O convite partiu da organização da Arquidiocese de Mariana para as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultural dos municípios de Santa Bárbara (MG), Catas Altas (MG) e Mariana (MG), além de representantes da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), que acolheram com generosidade o chamado.
O caminhante Pedro Mol, após participar do trajeto completo, compartilhou ter sido um percurso engrandecedor e que experienciou uma “sensação fantástica”.
“É muito bom ver um turismo nesse nível. Um turismo religioso que é capaz de trazer desenvolvimento e diversificação local”, complementa Pedro.
Foto: Claudiana Magalhães.
Já Adriel Campos afirmou ter vivido uma experiência muito grande e nada fácil, mas que desde o princípio se desafiou a finalizar os mais de 80 quilômetros de caminhada.
“Chegar até aqui foi uma experiência de fé, porque tem hora que o físico não aguenta, mas é o psicológico e a fé que nos sustenta nos fazendo completar o caminho inteiro”, expressou.
Texto: Eliane Gomes – adaptado