Para finalizar o mês de agosto, dedicado as vocações e sob o olhar intercessor de Nossa Senhora, os Diáconos João Pedro Silva Ribeiro e Gustavo Geraldo Braz foram Ordenados Presbíteros pelas mãos do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, dia 30 de agosto, no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponte Nova (MG) e acolhidos no clero marianense como novos membros.
Antes da cerimônia, Dom Airton abençoou o Cálice e os paramentos sacerdotais dos futuros neossacerdotes e durante a Celebração Solene, após da benção com o livro dos Santos Evangelhos, iniciou-se o rito de ordenação presbiteral em que os candidatos ao sacerdócio foram chamados à frente para assumir, diante de Deus e do povo o compromisso de fidelidade e de amor à Jesus Cristo, dispondo-se para o serviço do seu ministério.

Após ouvir o Conselho de Formadores do Seminário e o Conselho Presbiteral e como um dos formadores e Reitor do Seminário São José, Padre Sérgio José, testemunhou que os Diáconos são dignos de recebem o Sacramento da Ordem.
Padre Sérgio expressa sua emoção e louva a Deus pela vida dos vocacionados, que são frutos da formação recebida no Seminário ao longo dos anos.
“Com imensa alegria, congratulamo-nos com a Arquidiocese de Mariana pela ordenação dos novos sacerdotes, frutos da caminhada formativa do nosso Seminário. Cada ordenação é sinal da fidelidade de Deus que continua a chamar e enviar operários para a sua messe, e, também, testemunho do empenho de tantos que colaboram na formação integral dos futuros presbíteros. Unidos em ação de graças, louvamos ao Senhor pela vida e vocação destes irmãos, pedindo que, configurados a Cristo Bom Pastor, sejam fiéis servidores do povo de Deus e irradiem, com entusiasmo e caridade, a alegria do Evangelho em nossa Igreja particular”, expressou o reitor e formador do Seminário.

De forma espontânea, os Diáconos João Pedro e Gustavo manifestaram seus propósitos de aceitar o encargo, desempenhando-o sob a luz do Espírito Santo com dignidade, sabedoria, devoção, união a Cristo, respeito e obediência ao Arcebispo.
E como forma de doação total ao Projeto de Evangelização e a Cristo, eles se prostraram ao chão e toda a assembleia pediu a intercessão dos santos por eles, com o canto da Ladainha de Todos os Santos.

Para fazer referência ao Evangelho de São Lucas, capítulo 13, em que ele narra a Carta de São Paulo aos Coríntios, a qual São Paulo descreve as características sublimes do amor, o maior dentre todos os dons, Dom Airton ressaltou, em sua homilia, que o amor deve nutrir e testemunhar o compromisso enraizado em Cristo, que é o centro de tudo.
“Na ordenação diaconal e depois na ordenação presbiteral, nós padres, assumimos compromissos muito especiais. E esses compromissos devem ser levados adiante com vigor, com caridade, com empenho, e com uma palavra que nós precisamos cada vez mais colocar no nosso coração, na nossa mente, no nosso dia a dia, pois quem não faz as coisas por amor, não vai longe. Os interesses passam, as satisfações passam, tudo passa, mas se a pessoa faz o que deve ser feito por amor, ou seja, é por entrega total, então isso vai longe, e hoje nós ouvimos São Paulo nos ensinando na Primeira Carta aos Coríntios. Eu posso até repartir todos os meus bens, ser bom ao máximo, mas se não tiver amor, de nada vale”, ressaltou Dom Airton.

Assim que o prelado e os demais padres presentes impuseram suas mãos sobre os futuros padres, em um gesto de transmissão do Espírito Santo, e rezada a Oração Consecratória, suas vestes diaconais foram retiradas e revestidos das vestes sacerdotais. Momento de forte emoção, pois, de agora em diante, eles serão “sacerdotes para sempre segundo a Ordem de Melquisedec”.
O Arcebispo ungiu-lhes as mãos com o Santo óleo do Crisma, envolveu-as com a fita e, em seguida, seus pais as desataram, os quais receberam dos neossacerdotes suas primeiras bençãos sacerdotais.
Das mãos de Dom Airton, o Padre João Pedro e o Padre Gustavo receberam o Pão e o Vinho, ofertas do povo para a Celebração Eucarística, recordando o exemplo de Cristo, sendo convidados a se ofertarem também para o serviço de Deus. A seguir, os dois padres foram acolhidos, como membros, no clero marianense com o beijo nas mãos e com o abraço da paz por todos os padres presentes e convidados a concelebrar, pela primeira vez, o Santo Sacrifício da Salvação.


Emocionado, o pai do Padre João Pedro, Antônio Carlos, confidenciou que o filho é um presente que Nossa Senhora das Graças lhe deu, pois ele nasceu no dia dedicado à Santa, 27 de novembro. Ele destacou ainda que “quem dera se todos os jovens tivessem essa atitude bonita, voltada para Deus”. Já a mãe, Egelvânia Silva relatou sua gratidão a Deus, a qual é preciso que seja o tempo inteiro, pois “a gente tem que ser grata a Deus, principalmente por ter gerado o João [Padre João Pedro], por ter educado ele na fé cristã, e eu fico extremamente feliz por entregá-lo ao serviço de Deus e do povo enquanto Deus conceder vida pra ele”, relatou.
Em uma cerimônia repleta de significados da liturgia católica, mais de duas mil pessoas, vindas de diversas cidades da Arquidiocese, participaram desse momento de graça e de louvor a Deus pela vida dos que eram Diáconos e se tornaram sacerdotes de Cristo para o serviço de evangelização.
Vinda da Paróquia São José, em Alto Rio Doce (MG), Janaína Carvalho contou que saiu de lá as quatro horas da manhã para participar da celebração e frisou que foi gratificante ver que o clero está recebendo novos membros. Para ela, “mesmo com a juventude tão dispersa como está hoje, ainda há um chamado de Deus e com o passar do tempo, a minha fé aumenta mais. O significado das coisas de Deus tem mais sentido, mais força e esses momentos fortalecem ainda mais a minha fé”, frisou.

Com o coração aquecido da sabedoria divina, a mãe do Padre Gustavo, Maria das Graças Braz, expressou sua felicidade em estar entregando seu filho para Deus e evidenciou que “a vocação de Padre Gustavo para o sacerdócio surgiu desde pequeno quando eu o levava para a Igreja, depois, foi sozinho e quando ele falou que iria para o seminário, eu o apoiei e disse: vai com Deus, meu filho. Deus acompanha seus passos lá”, evidenciou.
Ao final da cerimônia, Padre Gustavo discursou, também em nome do Padre João Pedro, e agradeceu a cada pessoa e instituição que os ajudaram na caminhada da fé até o momento atual.

Além disso, ele reconhece a própria pequenez diante da ordem divina recebida, mas confia na graça de Deus para fazer transparecer Sua beleza e atrair outros através do testemunho. Ele ainda pediu orações para exercer o seu ministério presbiteral com amor e fidelidade, concluindo que “o amor jamais acabará”.
“Trazemos no coração muitos aprendizados e a certeza de que Deus caminha ao nosso lado, principalmente neste Ano Santo do Jubileu da Esperança, de modo especial, nestes 280 anos de criação da Nossa Arquidiocese Mariana, colocamo-nos como Peregrinos de Esperança em direção à vontade do Pai” finalizou o Padre Gustavo Braz.
Texto: Dacom/Arquidiocese de Mariana
Fotos Paulo César Gouvêa-Dacom/Arquidiocese de Mariana
Veja abaixo mais fotos da Celebração Eucarística.