Entre os dias 21 e 24 de agosto de 2025, a Casa de Encontros, em Congonhas (MG) acolheu a 42ª Jornada de Shalom da Arquidiocese de Mariana. Um encontro que reuniu jovens marcados pela fé, pela alegria e pela entrega ao chamado de Deus.
Sob a frase inspiradora, “É preciso que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30), a Jornada foi um verdadeiro tempo de graça, oração e partilha fraterna. Cada momento vivido fortaleceu os laços de comunidade e abriu caminhos para um encontro mais íntimo com o Senhor.

A participante, vinda da cidade de Santana dos Montes, Serena Vitória Vieira Ferreira, destaca que “a minha experiência na 42ª Jornada do Shalom foi, sem dúvida, única e transformadora. Eu cheguei cheia de preocupações e inseguranças, mas encontrei paz, coragem e um verdadeiro encontro com Deus. Cada minuto vivido foi como um abraço apertado de Jesus que me renovou. Hoje guardo esse encontro no coração como um presente que mudou minha vida”, destacou.
A Coordenadora da Jornada, Daniela Oliveira, ressalta seu desafio em estar na coordenação de um evento que inspira e enaltece a espiritualidade nos jovens. Para ela “foi uma honra e um grande desafio. Sempre servi na cozinha e, neste ano, fui chamada a servir na coordenação. Mesmo sem conhecer muito bem os protocolos, fui apoiada por uma equipe maravilhosa. Senti carinho, atenção e a paz transmitida pelo Padre Rosemberg desde os preparativos. Só tenho a agradecer a Deus e a todos que me ajudaram a superar meus desafios”, ressaltou a coordenadora.

Já o Diretor Espiritual do Movimento Shalom da Arquidiocese, Padre Rosemberg Silva, frisa a importância de estar colocando em prática, no dia a dia, os ensinamentos de Deus, além de estar sempre anunciando a Sua Palavra.
“É preciso que Ele cresça e eu diminua […] Juntos com a juventude construímos um mundo melhor, na missão de anunciar o Reino de Deus. Somos peregrinos do Reino, na travessia da vida, sustentados pela graça do Senhor”, frisou o Diretor.

Voltado para jovens entre 16 e 30 anos, durante o encontro, eles têm a oportunidade de aprofundar sua fé e a proximidade com Deus, não só esses jovens, mas também os membros da equipe, que renovam suas esperanças na alegria de servir, como foi o caso da Anny Sol Rocha Batista.
Ela evidencia sua alegria em poder estar a serviço do outro e salienta que “ao dizer sim ao convite de servir na Jornada, meu coração foi tocado por Deus. Servir é amar e cuidar, é doar-se pelo outro como Jesus se doou por nós. A cada Jornada percebo que o amor que entregamos volta em forma de cuidado e presença de Deus. Como disse Santa Edith Stein: ‘Responder ao chamado é sempre uma aventura, mas vale a pena correr o risco.’ Shalom!”, salientou.
Especialmente neste ano em que se celebra a graça do Jubileu da Esperança, a XLII Jornada de Shalom foi mais do que um encontro, foi um abraço de Deus à juventude e a todos os participantes, um tempo de alegria, missão e renovação espiritual. Ela reacendeu nos corações a coragem para seguir anunciando o Evangelho com fé e esperança.

Ao final, os novos shalonitas foram acolhidos pelos antigos, confirmando a unidade da verdadeira família Shalom Arqudiocesana, que, em Cristo e inspirados pela “estrela guia” do Movimento, Maria Santíssima, seguem firmes rumo ao céu.
“É preciso que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30). Assim, o Movimento Shalom da Arquidiocese de Mariana segue como Igreja em saída, sendo sinal de esperança no mundo e vivendo, com entusiasmo, o espírito do Ano Santo Jubilar de 2025.
Texto e fotos: Secretariado do Movimento Shalom da Arquidiocese de Mariana
