A Arquidiocese de Mariana, na pessoa de seu Arcebispo, Dom Airton José dos Santos se une, em oração aos fiéis da Arquidiocese de Campinas, ao Arcebispo Metropolitano Dom João Inácio Müller e aos familiares do Dom Gilberto Pereira Lopes – Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Campinas, que no dia de ontem, (segunda-feira – 22/09) receberam, com pesar, a notícia do seu falecimento.
Dom Gilberto Pereira Lopes nasceu no dia 14 de fevereiro de 1927 em Santa Luz, na Bahia. Foi ordenado Presbítero em 1949. Foi o primeiro Bispo de Ipameri em 1966, em 1976 foi nomeado Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Campinas, vindo a assumi-la como Arcebispo Metropolitano em 1980. Tronou-se Arcebispo Emérito de Campinas em 2004. Foi Grão Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de Campinas de 1982 a 2004. Seu lema episcopal era: “Mysterium Christi Praedicare!” que significa “Anunciar o Mistério de Cristo!”.
No exercício do ministério Sacerdotal e Episcopal foi zeloso e dedicado no serviço ao Reino de Deus. Preocupou-se em revisar a ação pastoral da Arquidiocese de Campinas de modo a favorecer a ação evangelizadora. Preocupou – se com a formação e participação dos leigos na vida da Igreja, visando a unidade eclesial.
O corpo do Dom Gilberto será velado a partir das 16h desta terça-feira (23/09) na Catedral de Campinas. E será sepultado no dia 25 de setembro de 2025 (quinta-feira) às 9h da manhã.
A Arquidiocese de Mariana, pela oração, manifesta sua solidariedade e proximidade fraterna com os familiares de Dom Gilberto, aos fiéis da Arquidiocese de Campinas, e a todos que conviveram com ele e se beneficiaram de seu sacerdócio e episcopado. A plena comunhão de vida e amor com Deus na eternidade seja a recompensa desse fiel servidor do Reino de Deus (cf. Mt 25,21).
Mariana, 23 de setembro de 2025.
Memória de São Pio de Pietrelcina, presbítero
Dom Airton José dos Santos
Arcebispo Metropolitano de Mariana