quinta-feira

, 07 de maio de 2026

Encontro de dirigentes do EAC da Região Mariana Sul é realizado em Barbacena

29 de outubro de 2025 Arquidiocese

No sábado, 11 de outubro, os dirigentes do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) da Região Pastoral Mariana Sul, promoveram uma reunião no Centro Regional de Pastoral, em Barbacena (MG). A atividade contou com cerca de 75 participantes e foi realizada em forma de roda de conversa, proporcionando um espaço de diálogo, partilha e reflexão sobre a situação do movimento em cada paróquia, além de planejar ações para o próximo ano.

O momento contou com a presença e acolhimento do Assessor Regional para animação das Juventudes, Pe. Ronaldo Furtado, o qual destacou que o principal objetivo é conhecer a realidade atual do EAC nas comunidades e fortalecer a unidade entre os dirigentes.

“Com a graça de Deus e a união dos dirigentes do EAC, reunimo-nos para refletir sobre o tema: ‘Adolescente, peregrinos da esperança’. Neste início da minha assessoria, aproveitamos para eleger os coordenadores do EAC da Região Sul e das Foranias. Também, anunciamos que retomaremos a criação do documento do EAC da nossa região, iniciando o trabalho de estruturação e união dos movimentos juvenis”, destacou Pe. Ronaldo.

Durante o encontro, os presentes participaram da eleição para a escolha dos novos coordenadores do EAC, para duas das quatro foranias que compõem a Região Pastoral Mariana Sul, além da Coordenação Regional.

Na Forania de Barbacena, foram eleitos:

  • Paulo Henrique P. Almeida e Raquel Aparecida Costa Almeida, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Barbacena;
  • Camila Coimbra de Oliveira Reis e Eduardo Reis, da Paróquia São José Operário também de Barbacena.

Já na Forania de Carandaí, assumem como coordenadores:

  • Flaviana Mendes Xavier e Thiago Willian Xavier e Silva, da Paróquia São José de Ressaquinha;
  • Vanessa Aparecida Biazuti e Reinaldo Carvalho Biazuti, da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Capela Nova.

A Coordenação Regional do EAC ficou a cargo de:

  • Marcela de Cássia Siqueira e Hugo Fagundes Ferreira Victor, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Barbacena;
  • Josiane Aparecida Costa Medeiros e Francislei Artur Condé de Moura, da Paróquia São José de Ressaquinha.

O encontro foi marcado por um clima de comunhão e entusiasmo, reafirmando o compromisso dos dirigentes com a missão evangelizadora junto aos adolescentes.

Texto: Ana Santos/Pascom Região Mariana Sul-Adaptado.
Foto: EAC Região Pastoral Mariana Sul

Agenda