A Paróquia São Miguel, de Araponga, celebra a novena do seu padroeiro em preparação para a festa, no próximo domingo (29). As missas estão sendo celebradas às 19h.
“São Miguel, seja nosso auxílio e proteção”, é o lema deste ano. O tema é inspirado no Mês Extraordinário da Missão “Batizados e Enviados:A igreja de Cristo em missão no mundo”. “Durante a novena, além de um bonito momento festivo, teremos a oportunidade de refletir a partir dos grandes acontecimentos da igreja como; o Sínodo da Amazônia, a grande riqueza natural do Brasil e o grande chamado do Papa Francisco a vencermos as barreiras do egoísmo e nos colocarmos a serviço da missão”, explica o pároco, padre João Paulo da Silva.
No dia da festa, haverá missa às 9h e 18h. Às 11h haverá apresentação de congado, 12h repicar dos sinos, 13h roda de viola, 15h tarde de louvor jovem e às 16h30 carreata saindo do Alto da Bocaina, em preparação para a missa festiva. Confira a programação completa
Monsenhor Horta
Na Paróquia de São Caetano, em Monsenhor Horta, distrito de Mariana, os fiéis estão celebrando a novena desde o dia 20, com a missa às 7h, na Capela de Santo Antônio. Este ano, no dia da festa, haverá a entronização da imagem de São Miguel no altar lateral direito. A missa festiva será às 19h, na Igreja Matriz de São Caetano, seguida da Consagração das Famílias e Bênção do Santíssimo.
Segundo o pároco, padre Alex Martins de Freitas, a devoção ao arcanjo no distrito remonta ao início da evangelização no local e é provável que tenha acontecido junto à época da construção da igreja matriz, iniciada por volta de 1730.
“Havia na freguesia de São Caetano uma Irmandade de São Miguel e Almas que, se ainda existente, teria mais de 200 anos de história. Se repararmos bem, na igreja Matriz foi construído um altar dedicado a São Miguel, cuja imagem foi roubada. Depois do altar da Irmandade do Santíssimo, o de São Miguel é o mais importante”, revela o padre.
Padre Alex diz que no livro de registro da irmandade, datado de 1722, localizado no Museu da Inconfidência de Ouro Preto, há relatos das celebrações solenes em honra a São Miguel. As celebrações das segundas-feiras eram dedicadas as almas do purgatório e era responsabilidade da irmandade recomendar missas pelas almas. “No dia de finados a comunidade se reunia para celebrar a solene liturgia pelas almas e, em seguida, se fazia uma pequena procissão até o cemitério; ali se fazia algumas orações pelos fiéis defuntos”, revela.
Barão de Cocais
A comunidade da Capela de São Miguel, localizada no bairro São Miguel, em Barão de Cocais, pertencente a Paróquia São João Batista, também se prepara para a festa. A Novena está sendo realizada com a reza do terço às 18h30 e celebração às 19h30. No domingo (29), dia dos Santos Arcanjos, haverá procissão às 17h e, em seguida, a missa.