quinta-feira

, 07 de maio de 2026

Arquidiocese de Mariana é representada na ampliada das CEBS do Regional Leste 2

27 de março de 2026 Arquidiocese

Para fortalecer a missão evangelizadora, nossa Arquidiocese de Mariana foi representada na reunião ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Regional Leste 2 da CNBB, realizada entre os dias 13 e 15 de março, na Paróquia Nossa Senhora do Belo Ramo, em Belo Horizonte (MG).

Estiveram presentes o vice coordenador arquidiocesano das CEBs, Antônio Neves, pertencente a Região Pastoral Mariana Norte, e o membro e articulador da Microrregião Centro II, José Euzébio de Oliveira, o qual pertence a Região Pastoral Mariana Oeste de nossa Arquidiocese.

Ao todo foram 45 participantes, e em um momento de oração, todos foram acolhidos no primeiro dia, reforçando o espírito de fraternidade, que marca a caminhada das CEBs.

Para bem viver o encontro com momentos de partilha, de formação e de planejamento da caminhada pastoral, o Assessor Regional das CEBs, Vasco Lagares, conduziu a reflexão formativa sobre a Campanha da Fraternidade 2026, destacando ações concretas nas comunidades.

Durante o evento, aprofundou-se a análise da conjuntura social, política e eclesial do país, debatendo os desafios do cenário eleitoral e da participação cidadã.

Os participantes foram divididos em grupo e realizaram estudos sobre os materiais propostos, além de compartilhar reflexões sobre notícias, incentivando a criatividade e a análise coletiva.

Além disso, houve uma análise de conjuntura internacional e uma apresentação sobre a Ampliada Nacional das CEBs, com informações sobre o 16º Intereclesial, a oração, o jingle, o cartaz, o ícone e o texto-base.

Contudo, o tema sobre a sustentabilidade das CEBs também foi reforçado, destacando a importância de fortalecer bases locais para a continuidade da missão.

Para a Arquidiocese de Mariana, a participação de Antônio Neves e José Euzébio contribui imensamente no fortalecimento das CEBs em nossa Arquidiocese, nas suas bases, garantindo maior participação das pessoas.

Para finalizar o encontro, celebrou-se a santa Missa de envio, seguida de um momento formativo a partir da Exortação Apostólica do Papa Leão XIV, Dilex-Te, reafirmando o compromisso com o amor, o cuidado e a missão evangelizadora.

Fonte: Regional Leste 2 da CNBB
Fotos: Integrantes da reunião ampliada das CEBs

Agenda