“Vocês serão ministros da caridade, ministros do serviço. Caridade e serviço são sinônimos. Serviço à Deus e aos irmãos e irmãs que mais sofrem, aos pequenos. Os diáconos deixam entrever, nestes gestos de carinho, compreensão e proximidade, entrever Jesus Cristo que se dobra para servir os irmãos e irmãs que sofrem”, afirmou o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos na ordenação diaconal dos seminaristas João Luiz da Silva (Piranga), Leonardo Sérgio Rosa Carvalho (Barbacena), Lucas Muniz Alberto (Santa Bárbara) e Ronaldo Henrique Furtado (Barbacena). A missa foi celebrada na igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Mariana, na tarde do último sábado (10) e contou com a presença de amigos, familiares e padres da arquidiocese.
Ainda na homilia, Dom Airton destacou que o serviço da caridade é um serviço aos irmãos e irmãs que mais sofrem e os diáconos tem essa responsabilidade. “Eles se tornam a ação de Cristo no meio da Igreja. Por isso são os discípulos mais queridos do nosso Senhor, porque realizam no dia a dia, no compromisso pessoal, aquilo que Jesus veio fazer, servir a todos”, disse.
Segundo o arcebispo, a igreja, quando escolhe ministros, escolhe homens preparados para serem a transparência de Cristo no mundo. “Os diáconos são aqueles mais queridos do Senhor, porque refletem o que Jesus Cristo veio fazer, veio para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos. Jesus Cristo não veio para fazer qualquer coisa, veio para realizar o Reino de Deus e nós somos convidados a perceber esses sinais do reino de Deus na história humana, na nossa história”, destacou.
Dom Airton também lembrou, que para os cristãos, a ordenação diaconal é um momento profundo de recuperação daquilo que se é. “Na figura daquele que é colocado na figura da Igreja, Jesus Cristo atende o seu povo e serve o seu povo. Essa é a imagem que nós devemos ter, e é que os futuros diáconos devem ter. Cristo é o modelo de servidor do Reino. Ele é a boa nova, Ele é a palavra”, disse.
Após a homília, seguiu o rito de ordenação. No final da celebração, os diáconos agradeceram a todos que acompanharam a caminhada vocacional deles.