Para celebrar o Dia Nacional da Família, comemorado nesta terça-feira, 8, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) lançou a segunda edição do livro Hora da Família – celebrações mensais em uma live pelas redes sociais. O encontro foi coordenado pelo secretário executivo da Comissão, padre Crispim Guimarães, e contou com a presença do bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Versari, e de casais da equipe de produção dos textos.
O material apresentado é dividido em nove encontros mensais que têm o objetivo de aprofundar os pilares das comunidades eclesiais missionárias, indicados nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O Hora da Família conta também com uma celebração especial voltada para o Dia das Mães. Para os meses de agosto, outubro e dezembro, são oferecidos materiais específicos para a Semana Nacional da Família, a Semana Nacional da Vida e a Novena de Natal, respectivamente.
No próximo ano, os temas estarão voltados para o pilar do pão. Por isso, o livreto recebeu o título “Família, casa da comunhão”. “A família é onde o amor de Deus se manifesta plenamente”, ressaltou dom Bruno. “É o berço da educação e o primeiro ambiente da evangelização. A família é onde se aprende a base para constituir novas famílias. Por isso, a Igreja traz isso presente em todos os momentos, a valoriza e defende. O ambiente familiar é o ambiente da vontade Deus”, completou bispo de Campo Mourão e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“A família que, através da oração, na vida da casa, na perspectiva do pão e da Eucaristia, se torna, portanto, este lugar de evangelização” reforçou o assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, padre Crispim Guimarães.
Tatiana e Ronaldo de Melo, um dos casais que contribuíram para a confecção do material, contaram durante a live que os primeiros a serem beneficiados com a Hora da Família são eles mesmos. “Quando somos chamados para alguma missão, Deus quer falar conosco. É uma alegria muito grande para nós ajudar a Palavra de Deus a chegar, de uma forma acessível, a famílias de todo o país”, explicou Tatiana.
Ronaldo, por sua vez, disse que a capa do livreto o impactou positivamente. “Que possamos nos desligar dos celulares, da televisão, e nos reunirmos para que este momento de oração e de partilha do pão possa se concretizar nas nossas famílias”, destacou.
Já os coordenadores nacionais da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, relataram que a Hora da Família é mais uma opção para refletir sobre a Igreja Doméstica. “A nossa Igreja é riquíssima em conteúdos e este produto vem contribuir para a formação da família. Outro fator que nos alegra é que vários movimentos se uniram a nós para produzir este material. Com isso, estamos cumprindo o nosso papel de fazermos essa coligação com diversas áreas e pastorais”, comentou Luiz.
Durante a live, o Pe. Crispim apresentou os temas propostos para cada um dos encontros: