Na última quinta-feira (18), o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, e o responsável pela dimensão pastoral do seminário, padre José Geraldo Coura (pe. “Juca”), se reuniram com os seminaristas da etapa da Configuração, no Seminário São José, para falar sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE).
À ocasião, dentre os temas tratados estavam a estrutura pastoral da Arquidiocese de Mariana, como também a sua caminhada feita durante os últimos meses, o processo de elaboração do novo PAE e o elenco das prioridades pastorais desta Igreja Particular. Além disso, foram também abordados os trabalhos e iniciativas que estão sendo desenvolvidos durante a pandemia e que influenciaram para um novo modo de evangelização de nossas paróquias e comunidades.
Segundo o seminarista Moisés Galinari, do primeiro ano de Teologia, o momento de partilha e reflexão da dimensão pastoral constitui um dos aspectos fundamentais da formação sacerdotal, sobretudo no crescimento do compromisso pessoal com o povo de Deus e na caridade pastoral, elementos essenciais na vida do presbítero diocesano. “A pauta sobre o Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), torna-se fundamental para que o seminarista tome conhecimento da caminhada evangelizadora e das prioridades pastorais da Arquidiocese de Mariana, tão necessárias para sua identificação com a Igreja Particular”, enfatizou.
“A Comunidade da Teologia sentiu-se muito feliz e agradecida em poder vivenciar este rico momento de partilha. Também somos muito gratos em poder conhecer de maneira mais aprofundada a dinâmica das diversas equipes e conselhos arquidiocesanos que trabalham incansavelmente para uma fecunda evangelização, levando a alegria e a Boa-Nova do Evangelho de Cristo a todos os nossos irmãos e irmãs”, ressaltou o seminarista Anderson Airton, do primeiro ano de Teologia.
* Texto e imagens da Equipe de Comunicação do Seminário São José