quinta-feira

, 04 de julho de 2024

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel (PR)

12 de março de 2021 Igreja no Brasil

A Arquidiocese de Mariana recebeu com pesar a notícia do falecimento, nesta quinta-feira (11), aos 66 anos, do Arcebispo de Cascavel (PR), Dom Mauro Aparecido dos Santos, vítima da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 16 de fevereiro, após apresentar sintomas da doença. Durante esse período, o seu quadro de saúde estava instável, precisando ser entubado em duas ocasiões.

Neste momento de dor e de luto, a Arquidiocese de Mariana se une em solidariedade à Arquidiocese de Cascavel e aos familiares e entes queridos de Dom Mauro na prece pela sua ressurreição na graça divina. Que Deus, na sua imensa misericórdia, acolha esse nosso irmão na fé em seu Reino e conceda a todos o conforto espiritual, que vem da nossa fé na ressurreição dos mortos!  “Descanso eterno dai-lhe, Senhor. E para ele brilhe a vossa luz!”.

Biografia e trajetória eclesial

Dom Mauro nasceu em 9 de novembro de 1954, na cidade de Fartura (SP). Foi ordenado sacerdote em 13 de maio de 1984, em Jacarezinho (PR), onde exerceu sua missão como padre. Foi também reitor do seminário de Jacarezinho, chanceler da Cúria Diocesana, membro do colégio dos consultores da Diocese e pároco da Catedral de Jacarezinho.

Em 14 de agosto de 1998, foi nomeado Bispo Coadjutor de Campo Mourão (PR), pelo Papa João Paulo II, tornando-se Bispo titular em 21 de fevereiro de 1999, onde permaneceu até 31 de outubro de 2007, quando foi nomeado Arcebispo de Cascavel pelo papa Bento XVI.

Dom Mauro também foi Bispo administrador da Diocese de Umuarama (PR) entre 09 de maio de 2002 e 13 de dezembro de 2002. Foi vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB de março de 2012 a julho de 2014, quando foi eleito presidente do Regional onde permaneceu até maio de 2019.

* Com informações da CNBB