Live “Juventude e Prevenção na Pandemia”, é oferecida pela Pastoral Juvenil do Brasil e será conduzida pelo médico Prof. Dr. Erasmo Assumpção Neto e membros da CEPJ, através do perfil Jovens Conectados, no YouTube.
É notável o aumento recente no ritmo de novos casos e mortes por coronavírus no Brasil mas será que os jovens tem uma parcela de responsabilidade? Analisando e referenciando-se em recentes pesquisas sobre os impactos da pandemia na vida e na educação dos estudantes, realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) após ouvir mais de 33 mil jovens, o cenário é preocupante. Enquanto a maioria das famílias, instituições, etc. continuam preocupados com cenários econômicos e projetando ganhos no futuro, a preocupação imediata dos estudantes é sobreviver.
Nesta pesquisa, publicada em junho de 2020, liderada pelo Conjuve, outras evidencias se sobressaem entre os jovens, tais como: medo de perder um familiar preocupa 75% dos jovens e 48% temem perder sua saúde; a ansiedade, o tédio e a impaciência foram apontados como os sentimentos mais presentes durante o isolamento social; os principais desafios dos jovens para estudar em casa não estão na falta de tempo ou no aparato tecnológico disponível, mas no equilíbrio emocional, na dificuldade de organização para o estudo a distância e a falta de um ambiente tranquilo em casa; e o acolhimento aparece como o sentimento mais positivo, que pode estar relacionado tanto ao convívio familiar quanto às interações remotas.
Além de ser um instrumento formativo a live busca conscientizar os jovens quanto a prevenção na pandemia e assim reforçamos o apelo do Pacto pela Vida e pelo Brasil, da CNBB, “o desafio é imenso: a humanidade está sendo colocada à prova. A vida humana está em risco”.
Participe ao vivo conosco, o link da live já está disponível:
Texto e imagem: Jovens Conectados