Os (Arce)Bispos e os Coordenadores de Pastoral da Arquidiocese de Vitória e das Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus se reuniram na última quinta-feira, 29 de abril, no Espírito Santo. O encontro foi realizado para iniciar o processo de elaboração do GTE (Grupo de Trabalho e Estudos), que será responsável pelos próximos passos a serem dados até a instalação oficial do Regional Leste 3.
Na ocasião, Dom Dario Campos, Dom Luiz Fernando Lisboa, Dom Paulo Bosi Dal’Bó e o padre Antônio Wilson Almança escreveram uma mensagem destinada ao Povo de Deus por ocasião da aprovação do Regional Leste 3.
Leia na íntegra:
Mensagem ao Povo de Deus por ocasião da aprovação do Regional Leste 3 (Estado do Espírito Santo)
Caros irmãos e irmãs
A 58a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos Brasil foi realizada nos dias 12 a 16 de abril de 2021, por videoconferência, devido ao agravamento da situação da Pandemia da Covid-19 em todo o território nacional. No dia 14 de abril de 2021, em votação realizada na qual foram consultados todos os bispos, foi aprovada a criação do Regional Leste 3. Já no dia 28 de abril de 2021, foi realizada a reunião do Sub-Regional Leste 2, na qual foi apresentado o caminho a ser seguido e os passos a serem dados para a instalação do novo Regional. Este que será composto pela Arquidiocese de Vitória e pelas Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, de Colatina e de São Mateus, no Espírito Santo. Um passo muito importante e significativo na direção do reconhecimento da identidade eclesial da Igreja presente em todo o Estado.
Dirigimos uma palavra de agradecimento ao Regional Leste 2 que acolheu o percurso vivenciado pela Igreja do Espírito Santo e também reconheceu a viabilidade do projeto de criação do novo Regional. Manifestamos também a nossa gratidão ao Conselho Permanente da CNBB que considerou, em primeiro lugar, a proposta, apresentando-a para a apreciação dos demais bispos. Por fim, agradecemos aos senhores bispos do Brasil pelo seu assentimento e apoio que possibilitaram o nascimento do mais novo Regional da CNBB.
A criação do Regional Leste 3 responde ao forte apelo da Igreja Capixaba pelo reconhecimento e pela valorização de sua identidade eclesial, baseada na fecunda experiência das Comunidades Eclesiais de Base. Por meio de sua organização, da multiplicidade de ministérios e serviços, de sua vitalidade evangelizadora e profética, elas constituem, como afirmou o São João Paulo II, o “jeito capixaba de ser Igreja”. Assim, estamos certos de que a criação do Regional Leste 3 é uma rica oportunidade de oferecer uma maior visibilidade do tesouro eclesial de nosso Estado do Espírito Santo, motivo de grande alegria e esperança para toda a Igreja particular do Estado.
O novo Regional Leste 3 favorecerá também a vivência concreta da sinodalidade proposta no Documento “A Sinodalidade na Vida da Igreja”, resgatado pelo Papa Francisco no Documento final sobre o Sínodo da Amazônia. Nele, ao tratar do fortalecimento dos Regionais, o Santo Padre afirma: “O exercício da sinodalidade neste nível reforça os laços espirituais e institucionais, favorece o intercâmbio de dons e ajuda a projetar critérios pastorais comuns” (DF Sínodo da Amazônia 113). Este é um passo significativo que possibilitará que a Igreja Capixaba assuma, cada vez mais, a sua vocação como uma Igreja em Saída, samaritana e compassiva, sempre atenta às necessidades dos mais vulneráveis e excluídos da sociedade.
Estamos conscientes dos desafios que teremos com a organização interna do Regional Leste 3, o mais novo dos Regionais da CNBB. Reconhecemos a necessidade de estabelecer equipes de trabalho que serão responsáveis pela proposição dos passos a serem dados até a instalação oficial do Regional Leste 3. As mesmas trabalharão em comunhão e sendo orientadas pelo Sub-Regional Leste 2, que é composto pelos bispos, presbíteros, diáconos, religiosos(as) e por um grande e comprometido número de leigos(as). Sabemos ainda que poderemos contar com as forças vivas presentes em nossas CEB´s e com todos aqueles(as) que já estão envolvidos e comprometidos com a caminhada eclesial em todo o nosso Estado.
Os passos a serem dados sejam trilhados na comunhão e na participação, ressaltando, ainda mais, o sentido de pertença e de compromisso tão essenciais neste início do Regional Leste 3.
Confiamos este caminho iniciado de organização do novo Regional à intercessão amorosa da Virgem da Penha, a Senhora das Alegrias.
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Vitória-ES, 29 de abril de 2021.
Dom Dario Campos
Arcebispo Metropolitano de Vitória – ESDom Luiz Fernando Lisboa
Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim – ESDom Paulo Bosi Dal’Bó
Bispo Diocesano de São Mateus – ESPe. Antônio Wilson Almança
Administrador Diocesano de Colatina – ES
Texto e imagem: CNBB Regional Leste 2