A Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), celebrará entre os dias 01 e 04 de julho às festividades em honra a São Francisco de Paula, padroeiro da Ordem Terceira dos Mínimos.
A programação incluí a celebração da missa festiva e o diretório devocional em honra ao santo nos dias 01, 02 e 03 de julho, às 19h, na Igreja de São Francisco de Paula. Já no dia 04, às 10h, haverá a missa festiva, bênção de pães e velas e bênção especial aos devotos.
Nasceu em Paola, atual província de Cosenza, em 27 de março de 1416. Acometido por um abcesso maligno no olho esquerdo, seus pais o confiaram à intercessão de Francisco de Assis: em caso de cura, a criança teria usado, por um ano inteiro, o saio franciscano. Alcançada a graça, cumpriu o voto entrando para o convento com a idade de 15 anos; ali ele manifestou, imediatamente, fortes dons de piedade e inclinação à oração. Ao término da sua permanência, fez uma verdadeira peregrinação, com seus pais, em busca de uma vida religiosa mais apropriada para si.
Retornando a Paola, iniciou um período de vida eremítica em um lugar inacessível das propriedades da família. Aos poucos, outros, cada vez mais numerosos, se uniram à sua experiência, reconhecendo-o como guia espiritual. Em 17 de maio de 1474, o Papa Sisto IV reconheceu, oficialmente, a nova Ordem, que recebeu o nome de Congregação Paulina dos Eremitas de São Francisco de Assis. O reconhecimento da Regra, com o nome atual da Ordem dos Mínimos, ocorreu com o Papa Alexandre VI.
Morreu em Tours, em 2 de abril de 1507. Sua fama difundiu-se logo pela Europa, por meio dos três ramos da família dos Mínimos: frades, monjas e terciários. Foi canonizado em 1° de maio de 1519, apenas doze anos após a sua morte, durante o pontificado do Papa Leão X.
Ó São Francisco de Paula que vos distinguistes na Igreja pelo grande Espírito de penitência e, em vida, convertestes tantos pecadores, com a vossa palavra e socorrestes tantos necessitados, com os vossos prodígios, alcançai-nos também aversão aos vícios e verdadeira contrição dos nossos pecados. Vós, glorioso padroeiro, que fizestes tudo pela caridade e reconciliaste poderosos deste mundo, fazendo-os abandonar o ódio e a inimizade, concedei-nos a paz e também às nossas famílias e ao mundo inteiro. Fazei ó nosso protetor, que seguindo vosso exemplo, nos amemos uns aos outros como irmãos e amemos a Deus sobre todas as coisas. Amém.
Clique aqui e conheça a história de dois devotos de São Francisco de Assis
Confira a programação completa:
Com informações e imagem do Vatican News e da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar