No último dia 30 de junho, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, se reuniu virtualmente com os vigários forâneos da Arquidiocese de Mariana. O objetivo do encontro foi partilhar sobre o processo de estudo do texto-mártir do novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) nas paróquias desta Igreja Particular.
À ocasião, padre Edmar solicitou aos forâneos que motivassem o estudo do documento nas paróquias e comunidades das suas respectivas foranias, apesar dos desafios impostos pela pandemia. “O desejo é que seja um processo participativo, sinodal e envolva as diversas paróquias da nossa Arquidiocese”, destacou.
De acordo com o Vigário-Forâneo de Congonhas-Ouro Branco, padre Paulo Barbosa, em algumas foranias o processo está mais avançado, tendo realizado as leituras, estudos, reflexões e complementos ao texto. No entanto, outras ainda estão iniciando o procedimento por causa de dificuldades ocasionadas pela pandemia e mudanças de alguns forâneos.
“Contudo, foi um estudo importante, pois já mostrou a importância do Projeto Arquidiocesano de Evangelização através da realidade, do discernimento e da ação pastoral, seguindo, justamente, os pilares da Arquidiocese de Mariana. Por isso, é importante que desde já nossos leigos e padres possam dar as suas contribuições”, avaliou o padre Paulo Barbosa.
Ainda segundo o Vigário-Forâneo de Congonhas-Ouro Branco, a primeira leitura do texto já proporciona uma boa reflexão. “É importante que todos se envolvam nesta preparação do PAE para que o mesmo seja a luz que oriente a caminhada pastoral de nossa Arquidiocese”, enfatizou.
Para facilitar o estudo do novo PAE, o documento está disponível para download nas versões em PDF e Power Point no site da Arquidiocese de Mariana.
O documento foi escrito por uma equipe sugerida pelo Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP). Atualmente, o texto-mártir segue sendo estudado pelas paróquias até o final de agosto, quando as foranias deverão fazer uma síntese das colaborações recebidas e encaminhá-las para a sua Região Pastoral.
Com a colaboração e imagens do padre Edmar José da Silva