Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, 04 de junho, a Arquidiocese de Mariana acolheu a Pré-Romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce. Em função da pandemia da Covid-19, o evento foi realizado em formato virtual com uma missa transmitida ao vivo, direto da Paróquia de Sant’Ana, na cidade de Abre Campo (MG), terra natal do padre Nelito Dornelas.
Sob o tema “Bacia do Rio Doce, nossa Casa Comum” e lema “Aos pés do Bom Jesus, cuidar da Mãe Terra, das Águas e da Vida”, a Pré-Romaria marcou o anúncio da criação do Instituto Padre Nelito Dornelas (IPANE) e também foi um importante momento de memória pela luta e missão dos irmãos de caminhada padre Ernesto, padre Nelito e Hélio Martins.
A Pré Romaria, está em sintonia com o cenário de pandemia que estamos vivendo. Ela surge considerando a importância das missões que são realizadas nas comunidades da cidade que acolhe a Romaria. Como neste período não podemos fazer as missões dessa forma, precisamos nos reinventar e criar novas metodologias que mantenha ativo o processo de evangelização articulado com a proposta da Igreja em saída”, explicou a integrante da comissão de Meio Ambiente da Arquidiocese de Mariana, Bruna Monalisa.
Segundo ela, isso valoriza a importância de refletir comunitariamente os temas em questão. “Considerando que nossos lares se tornaram espaços de celebração e vivência da fé, constituímos assim a Igreja Doméstica, e com as lives chegaremos a muitas famílias”, disse.
O evento foi realizado pelo Fórum em Defesa da Bacia do Rio Doce, Comissão do Meio Ambiente da Província de Mariana, Diocese de Guanhães, Cáritas Regional Minas Gerais e Comissão Pastoral da Terra de Minas Gerais. Após a Pré-Romaria, a equipe envolvida emitiu uma carta manifestando solidariedade às vítimas da Covid-19 no país e denunciando a atividade minerária em toda a extensão da Bacia do Rio Doce.
Para acessar a carta, clique AQUI.
Texto: Vilton Cantarino Silva e Cáritas Regional Minas Gerais