Nos dias 17 e 18 de setembro, a Pastoral Familiar realizou, em formato on-line, a sua Assembleia Eletiva Regional. O objetivo do encontro foi eleger a nova coordenação para o quadriênio de 2022-2025 e tratar sobre as ações desenvolvidas nas Igrejas Particulares de Minas Gerais.
Participaram da assembleia os coordenadores arquidiocesanos e assessores eclesiásticos que atuam na Pastoral Familiar em 26 (Arqui)Dioceses do Leste 2, além do Bispo Diocesano de Januária, Dom José Moreira da Silva; Bispo Diocesano de Governador Valadares, Dom Antônio Carlos Félix, e do secretário executivo do Regional Leste 2, padre Roberto Marcelino de Oliveira. O Bispo de Leopoldina e referencial da Comissão para a Vida e a Família, Dom Edson José Oriolo dos Santos, não pode participar do evento, por motivo de viagem.
“Comunidades Eclesiais Missionárias – um novo caminho de evangelização” foi o tema de reflexão do evento que contou ainda com o lema “Levante-se e vá, por volta do meio dia… pelo caminho que está no deserto” (At 8,26). Houve também momentos de avaliação e partilha da caminhada da Pastoral Familiar no Regional Leste 2 e do Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE) e reuniões reservadas para planejamento das províncias eclesiásticas.
A assembleia elegeu a nova Comissão da Pastoral Familiar do Regional Leste 2, sendo:
Casal Coordenador: Gilberto e Sílvia, da Diocese de Governador Valadares;
Casal Vice Coordenador: Gil Ney e Cristina, da Diocese de São João del-Rei;
1º Casal Secretário: Euro e Cida, da Arquidiocese de Mariana;
2º Casal Secretário e Comunicações: Freud e Solange, da Arquidiocese de Uberaba;
1º Casal Tesoureiro: Tide e Jaíza, da Diocese da Campanha;
2º Casal Tesoureiro: Márcio e Edy Lamar, da Arquidiocese de Juiz de Fora;
O assessor eclesiástico permanece sendo o padre Wesley Clay Alves Rodrigues, da Diocese da Campanha.
“Como membros da Comissão da Pastoral Familiar do Regional Leste 2, esperamos contribuir para uma prática pastoral que estimule a ação missionária e evangelizadora a todos os tipos de famílias, principalmente, para com as mais fragilizadas e em crise. Poderemos conhecer outras realidades que nos ajudem a um trabalho pastoral mais ativo, abrangente e criativo junto com outras pastorais e movimentos para acolher o mais necessitados”, afirmou o primeiro casal secretário da Pastoral Familiar, Euro e Cida, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), sobre a nova missão.
Pe. Roberto Marcelino, em nome de todo o Regional, aproveitou o momento para agradecer ao trabalho desenvolvido por Binho e Sônia junto a Comissão, aos agentes, demais casais arquidiocesanos e ao fortalecimento das atividades propostas. Também desejou que Mãe Maria interceda pela nova coordenação e que tenham êxito em sua nova Missão.
Encerrando o evento ocorreu uma Missa de Ação de Graças presidida por Dom Félix e concelebrado por Pe. Euller, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e pelo Pe. Eduardo, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar em Valadares. Com a benção final do Bispo, a Assembleia Regional foi finalizada.
Clique aqui e acesse as fotos da assembleia
Texto: Com informações da CNBB Regional Leste 2
Imagens: CNBB Regional Leste 2